SETEMBRO: Lançada a Indumóveis 2019 e Santa Rosa teve aumento na populção

Indumóveis acontecerá de 19 a 23 de junho de 2019; Segundo dados divulgados pelo IBGE na região, apenas Santa Rosa teve aumento de população;

A feira acontecerá de 19 a 23 de junho de 2019 no parque Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.
A feira acontecerá de 19 a 23 de junho de 2019 no parque Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.

Perdemos Dirceu Gassen

Faleceu na madrugada de 03, em Passo Fundo, aos 65 anos, o santa-rosense Dirceu Gassen. Professor e doutor em fisiologia de plantas, Dirceu notabilizou-se por ser um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira.  Ele passava por um tratamento contra um câncer e não resistiu. O professor Dirceu Gassen mostrava-se absolutamente empenhado em criar novos grupos de discussão entre produtores, e foi um dos homenageados durante a Fenasoja 2018.

Morre pastor Vortmann

Morreu no dia 10, no Hospital de São Leopoldo o pastor Albino João Vortmann (foto). Pastor emérito desde 2017 da Comunidade Da Paz, ele participava de um encontro de pastores na cidade, quando foi hospitalizado. Com mais de 50 anos de vida pastoral, atualmente residia na Vila Glória, em Santa Rosa, com sua família. Seu corpo foi velado na Igreja Da Paz e sepultado no Memorial e Crematório Dom José.

Lançada a Indumóveis 2019

O lançamento da Indumóveis 2019, realizado no dia 03, no Hotel Imigrantes reuniu autoridades regionais, fornecedores, imprensa e expositores. Presidida por Mogar Sincak, a feira acontecerá de 19 a 23 de junho de 2019 no parque Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. Entre os destaques desta edição, está a Mostra Arq&Design, que oferece aos arquitetos e empresas que apoiam 16 espaços internos e três externos, em 1400 metros quadrados.

A Indumóveis tem ainda o Concurso de Design, uma oportunidade para os estudantes mostrarem suas habilidades; a Gincana Indumóveis, uma dinâmica para integrar os trabalhadores da construção civil e também o Outlet de Imóveis, uma chance para comprar e vender imóveis com condições especiais.

Aldair é réu em processo que investiga licitação

O juiz federal Rafael Salapata aceitou neste mês duas denúncias contra o vereador Aldair Melchior (PP - foto) e mais três empresários. Trata-se de uma Ação Civil Pública e uma Ação criminal que foram oferecidas pelo Ministério Público Federal em agosto passado.

Nos autos, o Procurador da República Raphael Horta Goergen constatou irregularidades em quatro licitações que se destinavam à aquisição de tiras reagentes para medição de glicemia, equipamentos de academia aberta e bens diversos como muletas, camas e andadores. Os apontamentos fazem referência a atos praticados entre 2015 e 2016, época em que Aldair exercia o cargo de diretor de Gestão Administrativa da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa.

O procurador constatou prorrogações contratuais irregulares, direcionamento de licitações, dentre outros. A apuração também constatou que as licitações resultaram na aquisição de produtos em preços superiores aos adquiridos normalmente no mercado (sobrepreço), gerando um prejuízo de R$ 79 mil aos cofres públicos.  Processo tramita na Justiça Federal.

Classmann e dois assessores são condenados em processo eleitoral

A juíza eleitoral Vanessa Lima Medeiros Trevisol condenou no dia 12, o suplente de vereador e atual secretário de Cultura de Santa Rosa, Fernando Classmann (foto)  e dois de seus assessores da campanha eleitoral de 2016, por compra de votos. Também foram considerados culpados dois assessores de campanha, Sean Jarczewiski e Ireneo Classmann.

São dois fatos que teriam motivado o Ministério Público Eleitoral a entrar com a ação. O primeiro Classmann promete ao seu tio um serviço de máquinas da prefeitura em troca de apoio, e no segundo seis quilos de galeto de frango. Classmann e demais citados já foi condenado no ano passado em ação cível, mas conseguiu reverter à sentença no Tribunal Regional Eleitoral.  Cabe recurso da decisão.

Casal é alvo de investigação por fraude

O Ministério Público Estadual, após dois anos de investigação e ouvir cerca de 50 testemunhas, cumpriu no dia 12, mandados de Busca e Apreensão em um escritório e uma residência de Santa Rosa. O alvo era um casal, uma advogada e um operador de crédito que, conforme o promotor José Garibaldi Evangelho Simões Machado, teriam operado um esquema criminoso.

A investigação aponta que o casal se utilizava de clientes de operações de crédito, e sem que os mesmos soubessem coletavam assinaturas e entravam com ações na Justiça buscando ressarcimento moral na Justiça.

Anunciados quatro voos semanais

Um acordo firmado entre a Secretaria Estadual dos Transportes e a Gol Linhas Aéreas, inclui Santa Rosa na lista de aeroportos que receberão voos para a capital do Estado. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado e prevê à nossa cidade quatro voos semanais.

Conforme previsão inicial, os voos deveriam iniciar ainda no segundo semestre. Ele seriam operados pela Two Flex, empresa parceira da Gol. A medida anunciada não se confirmou, pois tratava-se de uma redução de impostos que o governo do RS daria para a operadora do serviço. O impedimento ocorreu pois vivíamos um período eleitoral. A proposta deverá sair do papel em 2019.

Santa Rosa teve aumento da população

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE na região, apenas Santa Rosa teve aumento de população. O município teve em 2018 cerca de 0,22% de aumento, com 166 habitantes, chegando a uma população estimada de 72.919.

Os demais municípios todos perderam população. O segundo maior município da região, Três de Maio, perdeu 559 moradores, e está hoje com, 23.938 habitantes, uma redução de 2,28%. O terceiro maior município é Horizontina e tem uma população de 19.267 hab., tendo uma redução de 0,36%, e 71 moradores que o ano interior. Na sequência vem Tuparendi, que perdeu 514 habitantes, o que chega a 6,05%, somando 7.980 moradores. Tucunduva teve redução de 252 moradores, com uma população atual de 5.713, que acumula 4,22% de perda. Porto Mauá perdeu 139 moradores (-5,48%) e está com 2.397 moradores.

 

Aldair é réu em processo que investiga licitação
Classmann e dois assessores são condenados em processo eleitoral
Pastor Vortmann era emérito desde 2017 da Comunidade Da Paz e morreu no dia 10 em São Leopoldo
Dirceu Gassen era professor e doutor em fisiologia de plantas, e era um dos maiores entusiastas da agricultura brasileira