NOVEMBRO: Terra é anunciado como Ministro e Musicanto Vai à Escola é retomado

O futuro presidente Jair Bolsonaro anunciou que Osmar Terra será o Ministro da Cidadania.

A pasta, que foi criada, responderá por este segmento do governo e reunirá Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura.
A pasta, que foi criada, responderá por este segmento do governo e reunirá Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura.

Terra é anunciado como Ministro

O futuro presidente Jair Bolsonaro anunciou na quarta-feira, 28, que o deputado federal Osmar Terra (MDB) será o Ministro da Cidadania.

Em entrevista, Terra negou ter sido indicado pelo MDB para o cargo, acrescentando que seu nome foi apresentado a Bolsonaro por frentes parlamentares ligadas à área social.

A pasta, que foi criada, responderá por este segmento do governo e reunirá Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. De acordo com o futuro Ministro, parte da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), que cuida do tratamento de dependentes químicos, também será submetida à pasta.

Tráfico provoca duas execuções violentas

Duas mortes em menos de uma semana, uma no sábado, 17, e outra na quinta-feira seguinte, em 22, provocaram medo na comunidade.

Uma conclusão: Ambas estavam ligadas ao tráfico de drogas. A afirmação partiu dos três delegados de Polícia que investigaram os dois fatos com claros sinais de execução. Marcelo Lech, da 1ª DP, ainda investiga a morte de André Luis dos Santos, 37 anos, conhecido como ‘Andrezinho’, assassinado com 12 tiros de revólver (10 no rosto, um no ombro e outro no tórax) na manhã do dia 17, no Parque de Exposições, por dois motoqueiros. Ele também conduziu as investigações da morte de Rogério Rodrigues Quaresma, 30 anos, ocorrido na madruga de quinta-feira, 22, na trilha de um matagal em frente à ponte da ERS- 344, logo abaixo do trevo. Quaresma foi levou três tiros (um na mão e dois no tórax).

Estes dois acontecimentos mostraram sinais de execuções. As duas vítimas tinham antecedentes criminais e ligações com o tráfico de drogas. Já o delegado regional de Polícia, Ubirajara Júnior, disse que estes crimes estão relacionados com o tráfico de entorpecentes.

Vida & Saúde assume Ala Psiquiátrica

O Hospital Dom Bosco encerrou no dia 10, a prestação de todos os serviços que mantinha sob contrato com o gestor municipal (Fundação Municipal de Saúde). O liquidante, advogado Luis Gustavo Schmitz, comunicou oficialmente a Fumssar sobre essa etapa do processo de liquidação no dia 02 de outubro passado.

O Ministério Público acionou a Fundação, exigindo que a Ala Psiquiátrica, que atende hoje cerca de 35 dependentes químicos e do álcool, não desative seus serviços. A partir daí, o presidente Anderson Mantei passou a conversar com a direção do Hospital Vida & Saúde, sobre a possibilidade técnica e operacional de manter a ala funcionando.

Fundação, Ministério Público e Vida & Saúde se reuniram para oficializar um acordo de operação. Com isso os serviços terão continuidade normal para pacientes psiquiátricos, todos atendidos pelo SUS.

IFFar anunciou novo curso

Tecnologia em Alimentos é a novidade de 2018 do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa, no portfólio de seus cursos de graduação. Serão oferecidas 35 vagas para a primeira turma a ser instalada em 2019. O curso será ofertado no turno da noite e terá três anos de duração. A professora Paula Klaic, coordenadora do novo curso, diz que o mercado de trabalho na região é promissor. A economia regional tem uma base muito forte nos produtos primários e na produção de alimentos.  “A tendência mercadológica no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a busca da qualidade de vida e a preocupação com a saúde também impulsionam a área”, ressaltou.

Musicanto Vai à Escola é retomado

Música, a poesia, a dança e o teatro marcaram o retorno do Projeto “Musicanto Vai à Escola”. Uma mostra realizada na quarta-feira, 07, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, contou com a participação de 16 educandários de Santa Rosa. O evento é promoção da Fenasoja, da Secretaria de Desenvolvimento da Educação e Juventude, e da Secretaria de Cultura e Esporte. Subiram ao palco alunos de escolas públicas e particulares, as quais apresentaram as músicas que marcaram a história do festival. A coordenadora do projeto, professora Nídia Lorise Engel, salientou que participam do projeto escolas municipais, estaduais e particulares. Na prática os professores trabalharam em sala de aula a história do festival, e os alunos selecionaram algumas músicas, que foram apresentadas no palco.

O presidente do Musicanto, Vitor de Conti em sua fala, salientou a importância que teve a parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e a Fenasoja 2018, na retomada do festival, e com isso a volta do projeto nas escolas. “Estamos mantendo viva a nossa cultura de Musicanto, e as crianças e jovens serão nossos principais porta vozes para isso”, afirmou.

Pintor morre eletrocutado no centro da cidade

Marco Antônio Rodrigues da Silva, 27 anos, morreu por volta das 10h45min da quinta-feira, 08 ,enquanto pintava a fachada de um prédio. O fato ocorreu na Rua São Francisco, no centro de Santa Rosa.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, o jovem, estava no telhado do prédio e teria encostado a vara de manobra de pintura na rede elétrica. Marco era terceirizado e trabalhava há uma semana no local.

Subiram ao palco alunos de escolas públicas e particulares, as quais apresentaram as músicas que marcaram a história do festival.
Marco Antônio Rodrigues da Silva, 27 anos, morreu enquanto pintava a fachada de um prédio