Novembro: Show sertanejo, greve hospitalar e operação policial

Os funcionários do Hospital Dom Bosco iniciavam o processo de paralisação das atividades que só seria finalizada um mês depois

Conforme o Sindicato da categoria, cinco hospitais da região enfrentavam problemas com atraso nos pagamentos dos salários de suas equipes.
Conforme o Sindicato da categoria, cinco hospitais da região enfrentavam problemas com atraso nos pagamentos dos salários de suas equipes.

O mês de novembro foi também um mês marcante, com inúmeros acontecimentos registrados nas páginas do Jornal Noroeste. Entre eles, o tão aguardado show de Jorge e Mateus, promovido pela Open 24 e Empresa Jornalística Noroeste, para marcar a migração da Rádio Noroeste para o FM. Realizado no parque de exposições, o evento reuniu uma legião de fãs de uma das mais importantes duplas da nova música sertaneja do Brasil. Também destaque, a informação de que a Unijuí vencia uma importante etapa junto ao Ministério da Saúde, conquistando a possibilidade de ofertar o Curso de Medicina a partir de 2018, transformando em realidade um sonho acalentado e que mobilizou a região.

E em novembro, enquanto que encerrava a greve de cerca de 10 dias da Lactalis, com intermediação da Justiça do Trabalho de Santa Rosa, os funcionários do Hospital Dom Bosco iniciavam o processo de paralisação das atividades que só seria finalizada um mês depois. Salários atrasados, não pagamento de cinco meses do Vale-Alimentação e queixas quanto à gestão da instituição foram os pontos principais da paralização. Conforme o Sindicato da categoria, cinco hospitais da região enfrentavam problemas com atraso nos pagamentos dos salários de suas equipes.

Um fato marcante do mês foi a vinda de uma comitiva do Ministério da Defesa a Santa Rosa, onde efetuaram visitas a 20 empresas com o objetivo de conhecer suas potencialidades e inseri-las na cadeia produtiva do Ministério. A visita era resultado das articulações feitas pelos ministros Osmar Terra e Raul Jungmann. A comitiva estuda a possibilidade da indústria ligada ao setor metalmecânico se tornar fornecedora de componentes às Forças Armadas do país, nas áreas de material autossustentável, energia limpa, plástico e software.

Na área desportiva, o destaque do mês foi a disputa no município de uma etapa do Campeonato Estadual de Basquete Masculino, que reuniu seis equipes, entre elas o SOJÃO de Santa Rosa que foi classificado para a semifinal da competição, realizada em Santa Cruz do Sul em dezembro.

O concurso público da Câmara, aplicado no mês de fevereiro e que teve idas e vindas, ganhou novo capítulo em novembro quando o promotor de Justiça, Janor Duarte decidiu entrar com uma Ação Civil Pública solicitando a anulação do mesmo. Contado em primeira mão pelo Jornal Noroeste, a notícia pegou a todos de surpresa. Janor também solicitou a suspensão imediata da nomeação dos candidatos anunciados como classificados no certame. No final do mês a Justiça concedeu liminar suspendendo o referido concurso, aplicado pelo Instituto Excelência, do Paraná. O processo apontou que foram constata falhas na formulação da prova objetiva, além de erros gramaticais e de digitação o que, segundo Janor, comprometeu a lisura do certame.

Na área da segurança pública a notícia positiva foi a realização da Operação Contraveneno, que prendeu 22 pessoas em Santa Rosa e região. A ação mobilizou 115 policiais e 31 viaturas, além de um helicóptero. Com os presos forram encontradas drogas, armas e munição. As investigações duraram um ano.

Diante de tantas queixas o Jornal Noroeste realizou levantamento em novembro e constatou que, em relação aos municípios da região, o gás de cozinha em Santa Rosa era disparadamente o mais caro, com uma diferença que chegava a R$ 20,00 no preço do botijão de 13kg, que chegou a ser vendido a R$ 85,00. De janeiro a novembro o gás de cozinha nas refinarias tiveram um aumento superior a 51%, segundo a Petrobrás.

No campo educacional em Santa Rosa, os destaques foram para o anúncio do Curso de Enfermagem, anunciado pela Fundação Educacional Machado de Assis, já para o vestibular de verão, com 55 vagas oferecidas e a definição, por parte do Governo Municipal, de que a nova escola, a ser instalada no prédio comprado pelo município do Liminha, começará em 2018 ofertando o turno integral para a escola de educação infantil. O educandário também abrigará alunos da Escola Expedicionário Weber, da Vila santos, que serão transferidos para o novo espaço.

E a exemplo do que ocorrera na edição de 2016, a Camera Agroalimentos confirmou parceria com a Fenasoja e passou a produzir seu óleo de soja estampando em sua embalagem a identidade visual da feira, cuja próxima edição acontece em 2018. Serão produzidas e distribuídas mais de 10 milhões de garrafas. A primeira carga abasteceu pontos de comercialização de cidades importantes como Bento Gonçalves, Garibaldi, Rio Grande, Santa Maria e Porto Alegre, difundindo assim o mais importante evento de Santa Rosa. A feira acontece de 27 de abril a 6 de maio.

E em novembro, o programa América Canta ganhou novo titular, após a morte de seu apresentador Valdir Nilson Ribeiro. Após um breve período de preparação, Ribeiro Júnior assumiu o programa, idealizado por seu pai e que já está no ar há 31 anos. Foi no dia 5, em um programa marcado pela emoção, não só do comunicador como também dos ouvintes, que se manifestaram durante a programação, destacando a importância da manutenção do espaço em prol da cultura riograndense e sulamericana.