Prefeitura de Derrubadas se manifesta contra a barragem

O Parque Estadual do Turvo, que localiza-se na Região do Alto Uruguai, no município de Derrubadas.

Parque abrange o Salto do Yucumã, uma atração turística regional. Local também é refúgio para a onça pintada, que está em extinção.
Parque abrange o Salto do Yucumã, uma atração turística regional. Local também é refúgio para a onça pintada, que está em extinção.

Uma entrevista concedida para a Rádio Olinda FM de Horizontina e Tucunduva, pela secretária de Turismo de Derrubadas Angelita Bomm dos Santos, gerou polêmica nesta semana. Ela disse que faltam informações, e que os estudos que estão sendo apresentados são da década de 1970. “Ou seja, não podem servir como referência
e demonstram à fragilidade no que se refere aos possíveis impactos no Parque Estadual do Turvo e, consequentemente, no Salto do Yucumã”, afirmou.

“Nós sabemos das mudanças que já ocorreram, com a construção de outras hidrelétricas ao longo desse tempo, até mesmo a questão da legislação que já foi alterada desde os tempos em que esses estudos foram realizados. Então a nossa preocupação é que sejam feitos novos estudos atualizados, que provem quais serão os reais impactos que vão acontecer no Parque Estadual do Turvo”, salientou Angelita.

Ela ainda disse que em muitas notícias veiculadas nos últimos tempos, as quais são repassadas pelo consórcio Garabi/Panambi, há uma série de divergências. “Algumas reportagens falam em 60 hectares que tem o parque, outras em 10% do parque, e isso demonstra fragilidade de dados. Para se ter uma ideia, se o projeto impactar 10% do parque do Turvo, isso representa 1.750 hectares".

Em maio, o debate sobre o projeto do Complexo Energético, iniciativa binacional envolvendo Brasil e Argentina e que pretende ser construído no rio Uruguai, tornando-se o maior complexo energético do país, com capacidade estimada em 2.200 MW, considerado maior do que Belo Monte, na região Norte. A usina de Garabi está prevista para ficar no território de Garruchos (nas Missões), e a usina de Panambi, em Alecrim (na Fronteira Noroeste).

O Parque Estadual do Turvo, que localiza-se na Região do Alto Uruguai, no município de Derrubadas com área de 17.491,40 há, representando quase 50% da área total do município de Derrubadas e 0,065% da área do Estado está ameaçado pela barragem do complexo Garabi/Panambi.