Escultura de São José é do século XVIII

Atualmente a escultura está exposta no Museu Alcir Philippsen em Santo Cristo/RS.

Escultura de São José é do século XVIII

Um estudo realizado pelo Grupo de Arte Sacra Jesuítico-Guarani e Luso-Brasileira, da Escola de Humanidades da PUCRS, confirmou que a escultura de São José foi produzida no período das reduções jesuíticas no século XVIII. Atualmente a escultura está exposta no Museu Alcir Philippsen em Santo Cristo/RS.

Segundo Bruno Rafael Machado, artista plástico e coordenador de Arte e Cultura, a identificação da escultura será um marco na história da cidade. “Ao entrar a primeira vez no museu a primeira peça que eu vi foi a escultura. Um tempo após a conclusão da primeira etapa de organização, conservação e restauro do museu. Vejo a importância de enaltecer essa peça, pois isso é história, pois isso é cultura”, destaca.

Características da escultura: Ela pertence ao conjunto da arte sacra barroca missioneira jesuítico-guarani e foi confeccionada nas reduções da Província Jesuítica do Paraguai (séc. XVIII). É feita de madeira (cedro), com 54 cm de altura por 32 cm de largura. Possui três quilos e setecentas gramas e tem elementos da arte da escola do jesuíta José Brasanelli, que atuou na Redução de São Borja nos anos de 1696-1706.