Beltrame tomou posse do MDS

Novo ministro foi empossado pelo presidente Michel Temer.

Beltrame tomou posse do MDS

O médico santa-rosense Alberto Beltrame assumiu na terça-feira, 10, o cargo de ministro do Desenvolvimento Social. A posse contou com a presença do presidente Michel Temer.

Beltrame substituiu Osmar Terra-MDB no cargo, que se licenciou e voltou a sua cadeira de deputado federal. Sua saída atende prazo previsto pela legislação eleitoral para detentores de cargos de confiança do Poder Executivo que concorrerão no pleito deste ano. Terra, que é deputado federal pelo MDB, buscará a reeleição.

Alberto é filho do ex-vereador Étore Alberto Beltrame e da professora Ivone Beltrame, ambos de saudosa memória. Tanto o pai como a mãe marcaram seus nomes em diversas ações do movimento comunitário de Santa Rosa.

Alberto Beltrame é médico formado pela Faculdade de Medicina da UFRGS na turma de 1982 e especialista em Pediatria. Possui pós-gradução em administração hospitalar pela PUC/RS, em 1994, e mestre em gestão de sistemas de saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 2002.

Na área pública, exerceu cargos de relevância para o sistema público e privado de saúde, com abrangência estadual e nacional, desde o antigo INAMPS até o processo de implantação e consolidação do SUS. Dentre estes cargos se destaca a condução da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, exercido por duas vezes, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2011 e entre outubro 2015 e maio de 2016.

Na área privada, atuou como diretor-geral e consultor de gestão e governança em diversos hospitais gerais e especializados. Foi membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Integrou os conselhos de Administração da Empresa Brasileira de Sangue e Emoderivados (Hemobrás) e da Fundação Universitária de Cardiologia.