HomeGeral sexta-feira, 4 de agosto de 2017 08:11

Título de Cidadão Santa-rosense para José Albino

A Sessão ocorre na segunda-feira, às 20h junto ao Plenário Étore Alberto Beltrame e está inserida na programação oficial do Mês de Aniversário de Santa Rosa.

A Câmara de Vereadores realiza na próxima segunda-feira, 07, Sessão Solene para a entrega de Título de Cidadão Santa-rosense ao professor e ex-vereador José Albino Rohr. A indicação, aprovada por unanimidade, foi do vereador Dado Silva (PT). A Sessão ocorre às 20h junto ao Plenário Étore Alberto Beltrame e está inserida na programação oficial do Mês de Aniversário de Santa Rosa.

O título é um reconhecimento da Câmara a destacada atuação de José Albino no meio social, político e educacional no município.

Natural de São Luiz Gonzaga, onde nasceu em 8 de julho de 1945, José Albino Rohr tem 72 anos. Casado com Rita Isabel Rohr, com quem tem três filhos, ele residiu no Paraná, onde chegou a ser vereador e presidente da Câmara de Mandaguari, em 1977.

No ano seguinte mudou-se para Santa Rosa tendo atuado como professor do Ensino Fundamental e Médio no Instituto Sinodal Da Paz, Colégio Salesiano Dom Bosco, Escola Estadual Santos Dumont e Visconde de Cairu. No Ensino Superior, trabalhou na Fundação Educacional Machado de Assis, Unijuí e Faculdade Salesiana Dom Bosco. Deixou o magistério após 43 anos de atuação e, aposentado, passou a palestrar em escolas sobre inúmeros temas da atualidade.

Como líder comunitário, José Albino dedicou-se a entidades diversas, como o Centro Assistencial Sagrada Família (CASF) e Associação de Moradores da área do Polivalente e das vilas Santos e Bancários, além de integrar a Fenasoja, Festa das Etnias e à Associação Cultural das Etnias organizadas de Santa Rosa (Etnirosa).

Integra a diretoria do Centro Cultural 25 de Julho (Etnia Alemã) e por muito tempo participou do CPERS e da Delegacia Regional do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares (Sinpro/RS).

Filiado ao PT, foi candidato a prefeito em 1988 e 2004 e a vice-prefeito em 2000. Foi vereador em Santa Rosa por três mandatos 1992, 1996 e 2008.

Na Câmara, José Albino Rohr foi o autor do projeto “Vereador Idoso por um dia”, que o legislativo santa-rosense coloca em prática anualmente.

Faça seu comentário