Presídio cultiva horta hidropônica

A colheita, bem como o envio das hortaliças ao Lar do Idoso neste novo ano começou a ser feito na quarta-feira, 03.

Horta é cultivada por cinco apenados e servirá várias instituições locais
Horta é cultivada por cinco apenados e servirá várias instituições locais

O Presídio Estadual de Santa Rosa irá apresentar à comunidade o projeto que de criação de uma horta hidropônica dentro de suas instalações. Além do consumo na própria unidade, os alimentos beneficiam diversas instituições de caridade. A colheita, bem como o envio das hortaliças ao Lar do Idoso neste novo ano começou a ser feito na quarta-feira, 03.

Segundo o agente penitenciário Amandio Machado, a horta começou a ser cultivada em 2011, mas através do sistema tradicional. Sempre esteve aos cuidados da mão de obra prisional de cinco apenados, que para cada três dias de trabalho reduzem um em sua pena. Atualmente existem mais de mil pés de alface plantados no local.

A assistente social do presídio, Paula Cristina Hollweg informou que a nova horta hidropônica existe há apenas um mês e que a instituição é a maior beneficiada deste projeto. “A horta visa à profissionalização do apenado, que atua no sistema de cultivo, para que depois possa inserir-se novamente no mercado de trabalho” destacou.

Paula também informou que para o mês de fevereiro está programada a inauguração oficial à comunidade da horta hidropônica. “Iremos realizar uma reunião com os parceiros que nos auxiliaram na implementação do projeto, o Conselho da Comunidade, presídio e Justiça Federal que se uniram para angariar custos. Iremos mostrar o trabalho que está sendo feito. A Emater também é parceira, pois atuou diretamente com informações sobre esse sistema de cultivo,” concluiu.