Execuções criminais da Justiça local estão integralmente digitalizadas

Digitalização dos processos se deu com o auxilio de 31 militares do 19º RC Mec.

Execuções criminais da Justiça local estão integralmente digitalizadas

A Vara de Execuções Criminais - VEC de Santa Rosa concluiu nesta quarta-feira, 30 de outubro, a digitalização dos processos em tramitação. A ação que integra o Sistema Eletrônico de Execuções Criminais - SEEU teve o apoio de 31 militares do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado, que voluntariamente apoiaram a ação e trabalharam junto ao Fórum nos últimos cinco meses. O resultado final é comemorado pela equipe da VEC, pois todos os 950 processos agora estão “online”. 
Segundo a diretora da VEC, juíza Vanessa Lima de Medeiros Trevisol, a medida se deu com intuito de cumprir uma determinação do Tribunal de Justiça, dos quais são acompanhados os cumprimentos das penas. “O SEEU permite o controle informatizado da execução penal e das informações relacionadas ao sistema carcerário brasileiro em todo território nacional. O sistema permite um trâmite processual mais eficiente e proporciona a gestão confiável dos dados da população carcerária do Brasil”, disse. Sobre a participação dos militares, a magistrada salientou que foi de suma importância para o projeto. “Levamos a demanda ao Comando do 19ª RCMec e prontamente fomos atendidos. Todos os envolvidos foram muito importantes para este passo. Hoje comemoramos, pois somos a primeira VEC, de grande porte, a contar com todos os processos digitalizados, cumprindo assim o desafio dado pelo Tribunal de Justiça”, enfatizou.
Para o comandante do 19ºRCMec, Coronel Márcio Saldanha Walker, a medida é vista com muita alegria. “Procuramos estar presentes na comunidade, e sempre que possível auxiliamos nas ações. Reforço a parceria que temos de amizade e admiração que temos pela Justiça”, salientou. 
Para os 31 militares empregados na ação, também foi uma forma de interagir com a Justiça e ter uma noção de Direito. Entre os participantes está o Cabo Vinicius Gabriel Soares da Silva, que cursa o 4º semestre do curso de Direito. “Pude vivenciar o direito na prática, e além de contribuir com o trabalho da Justiça de Santa Rosa. Saio da missão com um aprendizado importante para minha vida pessoal e profissional”, destacou.

ATO: Um ato na sede realizado na tarde de hoje, marcou a conclusão da missão. A juíza Vanessa agradeceu os militares pelo trabalho realizado. 

 
Sobre:
O SEEU permite o controle informatizado da execução penal e das informações relacionadas ao sistema carcerário brasileiro em todo território nacional. O sistema permite um trâmite processual mais eficiente e proporciona a gestão confiável dos dados da população carcerária do Brasil.
Alguns benefícios do SEEU:
•    Visualização em uma única tela de informações como: processo, parte, movimentações e condenações;
•    Cálculo automático da pena, com explicitação de frações e agendamento automático dos benefícios previstos na Lei de Execução Penal;
•    Acompanhamento eletrônico dos prazos de progressão, oferecendo em tempo real o quadro das execuções penais em curso;
•    Pesquisa com indicativos gráficos para demonstrar a situação do sentenciado;
•    Produção de relatórios estatísticos;
•    Acesso através de qualquer computador ou telefone conectado à internet.
Além disso, o juiz será avisado automaticamente dos benefícios que estão vencendo ou estão por vencer, administrando de modo e maneira mais efetivas a execução das rotinas e fluxos de trabalhos. Promotores de justiça, defensores públicos, advogados, gestores prisionais e todos os demais atores que intervêm no processo de execução penal podem interagir com a nova ferramenta de trabalho, alcançando-se petições, esclarecimentos e o levantamento de informações quase que instantâneas, sem burocracia.
O sistema foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná.

Execuções criminais da Justiça local estão integralmente digitalizadas
Execuções criminais da Justiça local estão integralmente digitalizadas
Execuções criminais da Justiça local estão integralmente digitalizadas
Execuções criminais da Justiça local estão integralmente digitalizadas