Cirurgia de Yasmim será no dia 13 de novembro

Nota da Prefeitura de Alecrim explica o caso.

Cirurgia de Yasmim será no dia 13 de novembro

A Secretária da Saúde de Alecrim enviou nota à imprensa, onde aborda o caso da menina Yasmim. O documento assinado pela secretária Jacinta Froehlich confirma que a Yasmim esteve em consulta nesta sexta-feira, e a próxima avaliação será no dia 30 de outubro. O fato a se comemorar é que a cirurgia para correção de extrofia vesical e reconstrução da pelve está marcada para o dia 13 de novembro de 2019, e será realizada pelo SUS.

A família de Yasmim ainda não se posicionou sobre a nota

Mesmo com a confirmação da cirurgia, a família precisa de auxilio para custear as despesas: leia mais sobre o caso: http://www.jornalnoroeste.com.br/noticias/saude/familia-busca-ajuda-para-o-tratamento-de-yasmin

Confira a nota:

NOTA TÉCNICA ATENDIMENTO
YASMIM ANTONELLA PEREIRA

Yasmim Antonella Pereira, nascida em 18/03/18, filha de Maiara Czermaneski Pereira.
Maiara C. Pereira: Iniciou o pré-natal na Unidade Básica de Saúde de Alecrim no dia 25/08/17, realizou 08 consultas de acompanhamento médico com enfermagem e os exames conforme protocolo. Foi constatada por exame a má formação congênita. A partir de então, encaminhada para o serviço materno infantil em Porto Alegre, onde ocorreria o parto. Realizou acompanhamento de gestação de alto risco.
Porém, na noite de 17/03/2018, Maiara entrou em trabalho de parto, não tendo mais tempo hábil para se deslocar a Porto Alegre, foi encaminhada ao Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, referência Regional, no qual ocorreu o parto em 18/03/18.
Após o nascimento constatou-se o que os exames previam na pequena Yasmim.  Sendo transferida de Santa Rosa, através de transporte aéreo para o Hospital Conceição em Porto Alegre, onde continua realizando acompanhamento no setor de cirurgia pediátrica ate hoje. Além do acompanhamento junto a este Hospital, a mesma iniciou acompanhamento no setor de ortopedia pediátrica no Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, ambos pelo Sistema Único de Saúde.
Até o momento, foram realizadas várias cirurgias, conforme determinação médica.
A Unidade Básica de Saúde do Município de Alecrim acompanha desde o inicio da gestação, fornecendo atendimento médico, enfermagem, médico pediatra, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista e demais profissionais disponíveis na rede, assim como os exames conforme protocolo, tudo isso de forma gratuita.
Além disso, é disponibilizado transporte para atendimento fora do município, medicamentos e material ambulatorial.
Realizou conforme agendamento prévio, no dia  de hoje, 04/10/19, consulta no setor de cirurgia pediatria do Hospital Conceição em Porto Alegre, ficando agendada a próxima consulta para o dia 30/10/19 e a cirurgia para correção de extrofia vesical e reconstrução da pelve para o dia 13/11/19, que será realizada pelo SUS.
Jacinta Maria Rauber Froehlich
Secretária Municipal de Saúde

Cirurgia de Yasmim será no dia 13 de novembro
Cirurgia de Yasmim será no dia 13 de novembro