Árvore Lunar em risco

A planta teve parte de sua casca retirada, as pessoas que queiram uma lembrança da planta germinada na Lua, que façam em foto e evitem tocar nela

A Cecóia Sempervirens americana, foi germinada durante viagem da Apollo 14, da NASA, à Lua.
A Cecóia Sempervirens americana, foi germinada durante viagem da Apollo 14, da NASA, à Lua.

O técnico em agropecuária Vilson Cembranel apresentou nesta semana sua preocupação com a situação da Árvore Lunar, plantada no Parque de Exposições. É que a planta teve parte de sua casca retirada. “Não sei se quem fez isso quis levar para lembrança, ou pensa que serve para algo medicinal, mas o ato está colocando em risco a vida da planta”, disse.

Cembranel lembra que é uma árvore rara, foi doada ao município em 1981 em comemoração aos 50 anos da cidade e que, por estar no Parque, recebe visitantes diariamente. “Gostaria de implorar para que as pessoas que queiram uma lembrança da planta germinada na Lua, que façam em foto e evitem tocar nela”, disse. O agrônomo afirma que será necessário cercar o local, evitando maiores prejuízos.

Segundo ele estão em processo de clonagem cerca de 600 mudas que, depois disso, serão distribuídas pela FENASOJA. Trata-se de uma cecóia sempervirens americana, cuja semente foi germinada durante viagem da Apollo 14, da NASA, à Lua.