Fenasoja plantou 700 mudas de Moringa Oleifera

As mudas estão sendo plantadas junto a área experimental da ExpoRural, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

As mudas foram plantadas no Parque da Fenasoja e poderão ser conhecidas durante a feira
As mudas foram plantadas no Parque da Fenasoja e poderão ser conhecidas durante a feira

A Fenasoja 2020 iniciou nesta semana o plantio de 700 mudas de Moringa Oleífera. As mudas estão sendo plantadas junto a área experimental da ExpoRural, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. As plantas foram doadas pelo advogado Aquiles Giovelli, um voluntário da Fenasoja, que já atuou como integrante da feira. Giovelli adquiriu cerca de 4 mil sementes e em parceria com Homero Piontio, que é outro entusiasta da ideia, fez com que as sementes virassem mudas, doadas à Fenasoja, para que fizesse o plantio.

A Moringa Oleifera, planta originária da Índia, é considerada por botânicos e biólogos um milagre da natureza, pois é rica em vitaminas e sais minerais, sendo uma boa opção de alimento humano e animal. “Ela é bastante conhecida nas regiões norte e nordeste, e aos poucos, por levar em conta sua importância medicinal e nutricional, queremos levar para conhecimento local e regional”, destaca Giovelli.

Há anos ele estuda sobre a árvore, que é novidade na Região Sul. “Meu objetivo é difundir e tornar a árvore conhecida, com isso ofertar gratuitamente uma opção de qualidade de vida para a comunidade, incentivando o consumo medicinal e também nutricional”, explica o advogado.

A Moringa possui 92 nutrientes, como proteínas, fibras, cálcio, ferro, vitaminas B2, B6, além de 47 tipos de antioxidantes, 18 aminoácidos e mais proteína que a carne. “Inclusive estudos que acompanho, mostram que a planta é considerada por nutricionistas a solução da fome no mundo. Precisamos reiterar que ela também é um importante alimento animal, e segundo o pesquisador da Embrapa, Frederico Lesita, é uma ótima opção nutricional para períodos de seca”, afirma Giovelli.

Para o presidente da Fenasoja 2020, Elias Dallalba, o papel da feira é contribuir com a comunidade, e essa parceria para introduzir a planta no dia a dia das pessoas deve ser comemorada. “É o primeiro passo, vamos agora incentivar a pesquisa e o uso da Moringa Oleifera tanto de forma medicinal, como também uma opção para a alimentação animal e humana”, diz.  Ela estará no parque para ser visitada e conhecida. “Durante a Fenasoja teremos oficinas, onde pesquisadores poderão levar aos visitantes informações técnicas e trocar experiências”.