Animais da Raça Holandesa foram premiados durante Julgamento na Fenasoja 2018

"Uma forma de valorização do produtor que vem expor. Acreditamos que tenha um palco igual a essa, mas uma pista completa igual a nossa, a qual é coberta, uma pista que não temos poeira, também é uma forma de valorização ao nosso expositor", comenta G

Animais da Raça Holandesa foram premiados durante Julgamento na Fenasoja 2018

Em um espaço contemplando toda a beleza dos animais e acima de tudo a valorização do produtor de bovinos de leite da Raça Holandesa, tiveram olhares atentos do jurado, integrantes da Comissão de Pecuária, criadores e visitantes, na tarde de quinta-feira, 03.

"Uma forma de valorização do produtor que vem expor. Acreditamos que tenha um palco igual a essa, mas uma pista completa igual a nossa, a qual é coberta, uma pista que não temos poeira, também é uma forma de valorização ao nosso expositor", comenta Gustavo Sauter Groff, presidente da Comissão de Pecuária, acrescentou que a Fenasoja proporciona aos criadores da Raça Holandesa de fazer parte do concurso Exceleite, o qual é um concurso estadual que premia animais da raça. "A diretoria da Fenasoja, por sua vez, acha importante pagar a inscrição para o produtor participar do Exceleite", finaliza Gustavo.

O amor e a dedicação pela agricultura e pecuária é passada de geração em geração, como para Clara Padilha, produtora de Humaitá (RS), a importância de eventos como o Julgamento Morfológico do Gado Jovem da Raça Holandesa é um indicativo para o produtor classificar os tipos de animais que possuem em suas propriedades rurais. "Um animal bem pontuado e bem avaliado agrega valor a propriedade", diz.

Durante a solenidade de resultados, o vice-presidente da Fenasoja 2018, Elias Dallalba, garantiu que o concurso ocorrerá novamente em 2020. "Esse evento é essencial. Se não tivermos essa iniciativa da criação de animais desse porte, incentivar nosso produtor em investir em tecnologia, treinamento e a Fenasoja não ser a vitrine, então não faria sentindo de existir essa Feira. Mas a base da Fenasoja sempre foi o grão, suíno, pecuária de leite e de corte. Com certeza esse evento continuará nas próximas edições", ressalta Elias.

A Fenasoja proporciona momentos de confraternização, seja do visitante até os jurados dos eventos, como para Fábio Fogaça que teve a incumbência de julgar os animais da raça holandesa. "Vir para cá sempre é muito agradável, porque além de avaliar os animais eu revejo muitos amigos. É muito agradável também ver a evolução das raças Jersey e Holandês proporcional o que teriam que evoluir. Mostra um bom trabalho que está sendo realizado pelos criadores", comenta.

Os grandes premiados do Julgamento Morfológico do Gado Jovem da Raça Holandesa foram:

 

CAMPEONATO BEZERRA MENOR

1° - Bickel 486 Fortuna Sanches

2° - Bickel 485 Nana Braxton Expander

3° - Astri Gazella Pitanga Endure

4° - P. M. B. V. Cadeado Agrop. Cavalheiro

 

CAMPEONATO BEZERRA JÚNIOR

1º - Astri Gazella Danki 30 Doorman

2º - Coopermil F. B. Preciosa 123 BYWAY

3º - Coopermil F. B. Melancia 121

 

CAMPEONATO BEZERRA INTERMEDIÁRIA

1º - Astri Garzella Cristal 23 Novo

2º - Bickel 468 Laurinha GW Mondari

3º - Coopermil F. B. Chuvosa 118 CEO

4º - 504 Coopermil F. B. Lola 119 BYWAY

 

CAMPEONATO BEZERRA SÊNIOR

1º - Astri Garzella Jasmin 10 Solomon

2º - Tucane Mayana Eucalyptus

3º - Coopermil Braun Cecilia 607

4º - Bickel 457 Joia Braxton Brokaw

 

CAMPEONATO NOVILHA MENOR

1º - Agropecuária Taia Garzella

2º - Gimenez Bela 541 Atwood

3º - Coopermil Braun Biela 604 Astro

 

CAMPEONATO NOVILHA JÚNIOR

1º - Bickel Pintadinha Brigham

2º - Agropecuária Taia Garzella

3º - Agropecuária Taia Garzella Nega

 

CAMPEONATO NOVILHA INTERMEDIÁRIA

1º - Gimenez Esmeralda Atwood

2º - Coopermil Braun Luiza 597 Delta

3º - Coopermil Braun Babosa 590

4º - Penz 15 Jojo AL GW Atwood TE

 

CAMPEONATO NOVILHA SÊNIOR

1º - Coopermil F. B. Odalisca 098

 

As grandes campeãs da categoria Fêmea Jovem:

1º - Astri Garzella Jasmin 10 Solomon

Reservada - Tucane Mayana Eucalyptus

3º - Gimenez Esmeralda Atwood