Filme “A cabeça do Gumercindo Saraiva” em cartaz

Produção será apresentada no Cine Globo no dia 08 de novembro.

Leonardo Machado é uma das estrelas do filme
Leonardo Machado é uma das estrelas do filme

O Cine Globo de Santa Rosa apresenta na quinta-feira, 08 de novembro, às 20h, o filme “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”. O evento é uma parceria do Cine Globo, do Conselho Municipal de Politicas Culturais, do Sesc, do Sine Odeon e da Secretaria de Cultura.

O filme é dirigido pelo cineasta de Tabajara Ruas, e conta com um elenco de atores de expressão nacional. Estrelado por Leonardo Machado ( ator que morreu no dia 28 de setembro) e por Murilo Rosa. Também estão no elenco Marcos Pitombo, Allan Souza Lima e Zé Victor Castiel, entre outros.

A trama acontece no final de revolução federalista de 1893. O filho de Gumercindo Saraiva, capitão Francisco Saraiva, e um grupo de cinco cavaleiros busca resgatar a cabeça do pai, levada à capital pelo major paulista Ramiro Oliveira e dois ajudantes.

A trama convida o expectador a revisitar seus conceitos de poder, honra, justiça e propósito. A fotografia e ambientação lembram a série A Casa das Sete Mulheres, exibida pela TV Globo (2003) e que também se passa no final do Séc XIX, no Sul do Brasil. As cenas aéreas com paisagens das serras gaúchas modernizam a estética da produção de época.

Em meio da Revolução Legalista, de um lado, rebeldes conhecidos como Maragatos e do outro, os militares Legalistas. Em comum, a certeza de que a justiça lhes era devida. O objetivo inicial da batalha se desfigura quando o líder revolucionário Gumercindo Saraiva, após morto, tem sua cabeça roubada pelos legalistas. A partir deste ponto, se inicia a saga do Major Ramiro (Murilo Rosa) e seus dois ajudantes para entregar o troféu em decomposição ao então governador do Rio Grande do Sul. No caminho até Porto Alegre, os principais rivais do trio são a família do morto, liderada por seu filho Francisco Saraiva (Leonardo Machado), que quer reaver o membro para enterrar junto ao corpo.

Murilo Rosa é destaque na trama
Filme é dirigido por Tabajara Ruas