Desafios da mão de obra é tema do 6º Fórum Itinerante do Leite

O evento, promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), ocorre no Instituto Federal Farroupilha.

Desafios da mão de obra é tema do 6º Fórum Itinerante do Leite

O 6º Fórum Itinerante do Leite acontece desde ontem em Santa Rosa e encerra nesta terça-feira, 26. O evento, promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), ocorre no Instituto Federal Farroupilha e reúne representantes da cadeia leiteira para debater os desafios da mão de obra no setor.

Na noite de segunda-feira, 25, lideranças da região apresentaram as políticas municipais para a produção de leite. Para esta terça-feira estão previstos painéis e oficinas para discutir as dificuldades das equipes que atuam nos tambos.

De acordo com o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, o Fórum Itinerante do Leite é uma oportunidade de compartilhar informações para construir o futuro da cadeira leiteira gaúcha. "Diante do atual cenário, é essencial discutir os pontos que nos preocupam no setor. A escassez da mão de obra para a atividade é uma das dificuldades enfrentadas pelos produtores", pontou.

Durante o dia, acontecem painéis sobre a atividade leiteira sob o olhar das mulheres; Produção orgânica de leite e laticínios; O clima e o bem-estar das vacas leiteiras; Técnica sobre tuberculose e brucelose.

O 6º Fórum Itinerante do Leite conta com o apoio do Ministério da Agricultura (Mapa), Emater, Secretaria da Agricultura (Seapi), Prefeitura de Santa Rosa, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Setrem e Sistema Farsul. Também apoiam a iniciativa Senai, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), APL Leite da Fronteira Noroeste e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

Assista ao vivo a transmissão: LINK