Asscam participou do 1º Fórum dos Talentos Grisalhos

Os temas abordados trataram do momento atual da sociedade brasileira.

Asscam participou do 1º Fórum dos Talentos Grisalhos

A Associação Santa-rosense de Câmbio (Asscam) foi representada pela professora Roseli Bess em evento realizado em São Paulo (capital), no último dia 10 de abril. O Forum foi organizado pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, classificada entre as melhores instituições do mundo e com nota máxima na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação.

Os temas abordados trataram do momento atual da sociedade brasileira. “Todos sabem que nossa população está envelhecendo e não estamos tomando providências para lidar com essa realidade. Atualmente, uma minoria de pessoas acima de 60 anos está na ativa em empresas no Brasil”, observou Roseli Bess.

As palestras abordaram o envelhecimento da força de trabalho, os desafios e impactos para a economia e as empresas, e as possibilidades para o profissional maduro, que hoje acaba se retirando ou aposentado no momento que tem qualidade e experiência para contribuir de forma positiva no mercado de trabalho.

Foi abordada com bastante ênfase foi sobre as pessoas mais velhas terem projetos de vida, com a capacidade de se reinventar, continuarem ativos, contribuindo com sua expertise. Por outro lado, também as empresas precisam dar oportunidades para esses profissionais, mantendo os mesmos no mercado, dando condições, treinamentos e trabalhando com a questão da intergeracionalidade.

“Evento muito positivo para avaliarmos nossa realidade e olhar para o futuro próximo a respeito de longevidade, de mudanças nas profissões, nas relações de trabalho e dos vínculos empregatícios”, concluiu Roseli.