Prefeitos foram recebidos pelo governador Eduardo Leite

O encontro tinha como objetivo solicitar apoio do governador para a retomada dos estudos de viabilidade da Hidrelétrica de Panambi.

Prefeitos foram recebidos pelo governador Eduardo Leite

Na terça-feira, 22, uma comitiva liderada pelo prefeito Leonel Petry, que preside a Associação de Municípios da Fronteira Noroeste, antes AMGSR, manteve audiência com o governador Eduardo Leite no palácio Piratini em Porto Alegre. 

O encontro tinha como objetivo solicitar apoio do governador para a retomada dos estudos de viabilidade da Hidrelétrica de Panambi. Pois o complexo hidrelétrico denominado Garabi/Panambi, a ser edificado no rio Uruguai, fronteira com Argentina, prevê dois barramentos, um em Garruchos e outro em Alecrim. As inundações desta forma atingirão toda costa Noroeste, até o início do Parque do Turvo, (aproximadamente 23 hectares), não afetando desta forma o maior salto longitudinal do mundo, o Salto do Yucumã.

Segundo dados, a região vem perdendo população a cada ano. Desta forma, o investimento privado da construção de Hidrelétricas é estimado em 20 bilhões, o que vai movimentar a matriz econômica, além de gerar compensações dentre elas, as pontes de Porto Mauá/Alba Posse e Porto Xavier/San Javier.

O governador Eduardo Leite, repassou o assunto para a área técnica do Meio Ambiente, que deve se inteirar sobre o processo judicial que barrou a continuidade dos estudos.

Integraram a comitiva o presidente da Associação de Municípios da Fronteira Noroeste e prefeito de Tuparendi, Leonel Petry, prefeito de Alecrim, Leonel Colossi, prefeito de Alegria (em exercício), Eloi Bohm, prefeito de Boa Vista, Vilmar Horbach, prefeito de Dr. Maurício Cardoso, Marino Pollo, prefeito de Campina das Missões, Afonso Perius, prefeito de Horizontina (em exercício), Jones Cunha, prefeito de Nova Candelária, Renato Muller, prefeito de Porto Lucena, Jair Wagner, prefeito de Porto Mauá, Leocir Weiss, prefeito de Porto Vera Cruz, Delfor Barbieri, prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, prefeito de Senador Salgado Filho, Mário Klein, vice-prefeito de Tucunduva, Fabrizio Gazola, deputados Mateus Wesp, Ernani Pollo, Jeferson Fernandes, Zilá Breitenbach, presidente da Acisap Odaylson Eder, além de assessores.