Ciclismo santa-rosense conquista prêmio em campeonato

4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Estrada e a 2ª etapa do Campeonato Noroeste de Ciclismo, ocorreu nos dias 13 e 14 de abril, em Santo Ângelo.

Ciclismo santa-rosense conquista prêmio em campeonato

Nos dias 13 e 14 de abril, a Associação Ciclo Missões (ACM), de Santo Ângelo, promoveu a 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Estrada e a 2ª etapa do Campeonato Noroeste de Ciclismo, em Santo Ângelo, que contou com a participação de 149 atletas vindos de todo o estado.

O Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Estrada é regulamentado pela Federação Gaúcha de Ciclismo, sob supervisão dos dirigentes de todas as equipes filiadas. Para o ano de 2019, propuseram um formato de organização de provas onde somente equipes filiadas poderiam organizar etapas adicionais às tradicionais provas, dessa forma, para possibilitar que Santo Ângelo sediasse novamente uma das etapas, a ACM uniu forças com a equipe Raptors Cycling Team de Santa Rosa e Três de Maio e criaram a equipe ACM/RAPTORS.

Hoje, a equipe ACM/RAPTORS é formada por 40 atletas, de diversas idades, tendo representação nas categorias de alta performance e de base. O intuito é promover o ciclismo da forma mais diversificada, estimulando jovens atletas, incentivando o ciclismo feminino, mantendo os ciclistas veteranos na ativa, proporcionando condições de logística aos atletas de alta performance. Além disso, a equipe abrange atletas de diversas cidades da região noroeste-missões, caracterizando a equipe como promotora do ciclismo regional. Devido à limitações financeiras, nem todos os atletas recebem o apoio do projeto, o que não impede a participação na equipe, o requisito básico é ser sócio da ACM.

A ACM, desde 2009, atua no município de Santo Ângelo, realizando eventos esportivos e sociais. Nos últimos 5 anos tem se destacado por fomentar eventos de grande porte, atraindo atletas das modalidades de Ciclismo de Estrada (Speed), Mountain Bike (MTB) e de Longas Distâncias (Audax). Semanalmente, promove o Terça Nobre e o Quinta Valente, espaços gratuitos para ciclistas iniciantes se encontrarem com os mais experientes e assim incentivar o uso adequado da bicicleta, como meio de transporte, saúde e lazer. Os associados recebem diversos benefícios, como descontos com as empresas parceiras, descontos em eventos esportivos promovidos pela Associação, além de eventuais transportes aos eventos regionais de interesse dos associados. Também promove atividades de caráter técnico e social, como as palestras proferidas por especialistas da área, passeios ciclísticos em prol de importantes questões e o Bike Noel, que arrecada doações de bicicletas usadas para reformar e presentear os alunos indicados das escolas municipais de Santo Ângelo, por mérito. Ao todo já foram reformadas e doadas mais de 200 bicicletas.

A ACM completa 10 anos, estabelecendo um novo caminho a ser trilhado nesta fusão ACM/RAPTORS, que depende da união de esforços para possibilitar a realização deste projeto. Além dos seus associados, 30 empresas e instituições parceiras e patrocinadoras estão sendo fundamentais nesse processo, investindo no projeto.

O Campeonato Gaúcho ainda tem mais sete etapas a serem realizadas ao longo do ano. E o Campeonato Noroeste possui mais duas. A próxima etapa será na cidade de Carlos Barbosa, nos dias 18 e 19/maio. A equipe segue como uma das favoritas para o ranking gaúcho, estando atualmente na segunda posição.