Eleitores poderão acessar página de Estatísticas do TSE

Usuário terá acesso a informações mais detalhadas sobre candidaturas, eleitorado, mesários e resultados das eleições.

Eleitores poderão acessar página de Estatísticas do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral lançou na quarta-feira, 01 de agosto, a nova página de Estatísticas do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O espaço oferece uma série de novas funcionalidades para o internauta que deseja acessar dados sobre candidaturas, eleitorado, mesários e resultados de eleições.

Ao acessar a página, é possível visualizar a primeira mudança: o leiaute mais dinâmico, com infográficos e informações detalhadas dos dados apresentados. Por exemplo, ao consultar dados do quantitativo e situação dos candidatos, o internauta encontra facilmente link para o DivulgaCandContas, com informações detalhadas sobre o político pesquisado e suas contas.

“Muitas das melhorias implementadas atendem aos anseios dos cidadãos e jornalistas que acessam a página de Estatísticas. Ao reformular, levamos em consideração todas as ideias e propostas sugeridas pelos internautas”, disse Felipe de Oliveira Antoniazzi, da assessoria de Gestão Estratégica do TSE.

O caminho para acessar o espaço continua o mesmo da eleição anterior. Na aba superior do Portal, é só clicar em “Eleitor e eleições” > “Estatísticas” > “Eleições anteriores” e, por fim, na eleição desejada. Nesse primeiro momento, a ferramenta dará acesso a dados dos pleitos de 2018, 2016 e 2014. As estatísticas sobre as outras eleições devem ser pesquisadas individualmente, no link dos respectivos pleitos.

Na nova página, o quadro para preenchimento dos parâmetros de pesquisa está localizado na lateral esquerda de quem olha a tela. Lá é possível escolher os filtros para pesquisar o conteúdo desejado.

Cruzamento de dados

Uma novidade importante implementada é que os dados podem ser cruzados. Por exemplo, ao consultar em “Candidaturas”, para saber o total de candidatos disputando os cargos disponíveis, o usuário terá à disposição tabelas detalhadas que permitem saber, por exemplo, quantos políticos concorrem ao cargo de presidente por gênero e faixa etária ou quantos candidatos a governador disputam as Eleições 2018 por partido e gênero. São várias as possibilidades.

Na pesquisa do eleitorado, foram inseridos mais dados estatísticos. A partir de agora, é possível saber o número de eleitores que pediram alteração do nome social, o quantitativo de pessoas com deficiência habilitadas a votar, além do estado civil desses dois grupos.

Os dados também podem ser visualizados por meio de uma tabela de Excel (basta clicar em Exportar dados), que permite que o internauta obtenha informações detalhadas por unidade da federação e município.

Com papel de destaque no processo eleitoral, os mesários também ganharão espaço na página de estatística do TSE, onde será possível saber quantos são os inscritos e filtrar esses dados por estado e município.