Vivemos a Feira do Livro

O lema deste ano é “Histórias transformam o mundo: Leitura, memória e visão de futuro”.

Vivemos a Feira do Livro

A Feira do Livro 2019 iniciou nesta terça-feira, dias 01 e se estende até o dia 06 de outubro, no Largo do Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, das 8h às 22h. O lema deste ano é “Histórias transformam o mundo: Leitura, memória e visão de futuro”.

As atividades permanentes são as comercialização de livros, palestras, painéis, lançamentos literários, oficinas, contação de histórias, animação cultural, shows, pintura de rosto e jogos recreativos.

O evento tem como patronesse, Hedi Luft, e como autor homenageado, Gelson Weschenfelder.

Programação completa:

1 de outubro – terça-feira

08h Palestra: Metodologias ativas: Novas competências para o século XXI - Professor Nedisson Luís Gessi – Doutorando em desenvolvimento regional e Mestre em ensino científico e tecnológico – Coordenador núcleo de inovação e tecnologias educacionais FEMA – Facilitador Lego Serious Play. (palco interno)

09h Abertura oficial (palco externo)

11h Oficina: “Viajando nas histórias o mundo se transforma” Professor do ensino fundamental e de teatro da FEMA - prof. Jeferson Machado (espaço IFFar)

14h Lançamento literário: “Alguém diferente na escola”, de Marli Schiefelbein Arruda

14h Oficina: “Viajando nas histórias o mundo se transforma” Professor do ensino fundamental e de teatro da FEMA - prof. Jeferson Machado (palco interno)

14h Lançamento: Alguém diferente na escola, de Marli Schiefelbein Arruda

15h Apresentação artística: “Canções do Estado do Rio Grande do Sul” comYasmim Ester Vogel – aluna do Curso Normal da escola IEE Visconde de Cairú. (palco externo)

19h30min Lançamento: “A Festa da Livre Expressão”, de Roque Aloisio Weschenfelder

20h Show BADIN O COLONO

02 de outubro – quarta-feira

08h30min Palestra: “Filosofando com os Super-Heróis”. Com Gelson Weschenfelder - O Filósofo dos Quadrinhos (Para Fundamental 2)

09h30min Lançamento: Suaves Toques de Amor, de Roque Aloisio Weschenfelder

14h Palestra: “Filosofando com os Super-Heróis”. Com Gelson Weschenfelder - O Filósofo dos Quadrinhos (Para Fundamental 1)

14h Oficina: Pintura de rosto e contação de histórias – curso de Pedagogia – curso Normal (Cairú) (espaço Unijuí)

14h Lançamento: Lá Vão Eles!, de Maria Inez Flores Pedroso

14h30min Lançamento: Ágata e Ógato, de Maria Inez Flores Pedroso

15h30min Lançamento: Para Já, de Roque Aloisio Weschenfelder

18h30min Lançamento: Um Tiro no Tribunal, de Jaime Perin

19h: Lançamento: TPM - Tem Poesia Neste Mar - volume 2, coletânea (Maria Inez Flores Pedroso, org.)

20h Painel: “Direitos Humanos e Diversidade no Mundo Contemporâneo” Dr. Doglas César Lucas – Unijuí/ Dra. Sinara Camera (prof. Curso de direito) - Fema Mediador: Dr. Sidinei Pithan da Silva (Doutor em educação)

23h Lançamento Filme “Coringa”

03 de outubro – quinta-feira

08h30min Palestra: “Filosofando com os Super-Heróis”. Com Gelson Weschenfelder - O Filósofo dos Quadrinhos (Para Ensino Médio)

09h Toda hora é hora de contar histórias: Contar e encantar. Exposição de livros, cartazes e quadros. Responsáveis: Prof. Sonia Seide e prof. Maria Helena Justen da Escola IEE Visconde de Cairu.

09h30min Oficina: Contação de Histórias - “O dia em que a Mulher Maravilha e o Superman caíram em Santa Rosa”. com Marli Arruda (espaço IFFar)

9h30min Lançamento: Vamos Construir Uma Escola? - Ideias para atuar em sala de aula, dos professores do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu (Cláudia Maria Seger e Hedi Maria Luft, orgs.)

10h Lançamento: Sonhos no cabide, dos Jovens Autores de Alecrim (Clairto Martin e Débora Rodrigues, orgs.)

10:30h: Lançamento: Cores da Alma e O lado que chove em mim, dos Jovens Autores da Escola Polivalente (Clairto Martin e Débora Rodrigues, orgs.)

11h Oficina: “Viajando nas histórias o mundo se transforma” Professor do ensino fundamental e de teatro da FEMA - prof. Jeferson Machado (espaço IFFar)

14h Oficina: Pintura de rosto e contação de histórias – curso de Pedagogia – curso Normal (Cairú) (espaço Unijuí)

15h Lançamento: O Espelho de Rita, de Roque Aloisio Weschenfelder 15h Oficina: “Construção de histórias em quadrinhos na educação física escolar” com Aline Taísa Kelm e Clecio Antônio Szinvelski – Acadêmicos da Unijuí (espaço Unijuí) (P/ Fundamental 1 e 2)

15h30min Apresentação artística: “Canções do Estado do Rio Grande do Sul” comYasmim Ester Vogel – aluna do Curso Normal da escola IEE Visconde de Cairú. (palco externo)

16h Exibição Filme “Coringa”

18h30min Lançamento: Mulheres antes e depois dos 50, coletânea (Arlete Salante, org.)

19h40min Sarau Literário – Alunas do curso de Pedagogia da Unijuí

20h Painel: “Quadrinhos em ambiente escolar: Super-Heróis como tutores de resiliência” Gelson Weschenfelder – O Filósofo dos Quadrinhos Betina Beltrame (prof. do curso de Psicologia) Unijuí. Relato de experiências da acadêmica de Psicologia Laís Cristine Jung relato de experiências Acadêmicos de Educação Física e Grupo de Estudos da Unijuí Aline Taísa Kelm e Clecio Antônio Szinvelski Mediadora: Patronesse Hedi Luft

23h Exibição do Filme “Coringa”

04 de outubro – sexta-feira

08h30min Palestra: “Filosofando com os Super-Heróis”. Com Gelson Weschenfelder - O Filósofo dos Quadrinhos (Para Fundamental 2)

09h Tv Cairú, transmissão ao vivo p/Web, com os alunos do Curso Técnico de Publicidade, do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu

14h Oficina: “Projetos Cidadania para Todos e Mediação de Conflitos - Acadêmicos do curso de direito da Unijuí (espaço Unijuí)

14h30min Oficina: Contação e dramatização de Histórias - “Emília sai do livro e conta histórias”. com Marli Arruda (espaço IFFar)

16h Exibição Filme “Coringa”

18h30min Lançamento: Vida Que Te Quero, de Jair Ciekalski

19h Lançamento Literário do livro: “A tragédia da Utopia” - Percival Puggina

20h Palestra do escritor Percival Puggina Membro da Academia Rio-Grandense de Letras, colunista de jornais (Zero Hora) e websites, blog próprio.

22h30min Exibição do Filme “Coringa”

05 de outubro – sábado

09h Rádio FEMA FM. Painel de entrevistas com transmissão ao vivo.

9h30min Encontro do Grupo de Estudos Paulo Freire (Unijuí)

10h Lançamento: O Encantador de Árvores, de Sergio Leusin

10h30min Lançamento: Histórias nada singulares, de Gilberto Kieling

11h Lançamento: Vamos Construir Uma Escola? - Ideias para atuar em sala de aula, dos professores do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu (Cláudia Maria Seger e Hedi Maria Luft, orgs.)

11h30min Lançamento: Borboletas sem asas, dos Jovens Autores de Boa vista do Buricá (Clairto Martin e Débora Rodrigues, orgs.)

15h Evento COSPOP - Mostra COSPLAY - Apresentação K-Pop – Grupo Sapphhire Dance Cover – Escola de Dança Izabel Neis - Shows com Bandas de Rock “Peixes Voadores” “Sétimo Naipe” - Concurso Desenho em Quadrinhos (Melhor história /Melhor ilustração) - Concurso Desenho Livre - Pintura de rosto (Academia da Beleza Coiffer)

20h Exibição do Filme “Coringa”

06 de outubro – domingo

08h Mateada Literária: Festival do Chimarrão, com a “Escola do Chimarrão”

10h: Lançamento da coletânea e premiação do IX Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso

10h30min: Lançamento: Malu e a Vovó Liloca, de Luzan Traesel

11h Lançamento: Libertas Expressões - Vol. 7, coletânea (Maira Engers, org.)

14h Cerimônia de Encerramento

A Feira do Livro é realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa através da Secretaria de Desenvolvimento de Cultura e Esporte. Conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Educacional. Tem patrocínio da BR Phonia, Hidrofer, Cooperluz e Doceoli. Financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Cultura - Pró-Cultura RS e parceria da 17ª CRE Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Rosa, FEMA, IFFar/Campus Santa Rosa e Unijuí.