Vestido de Drag Queen aluno apresenta TCC

O estudante é Lucas Barbosa Paveglio, do curso de Letras da UFFS – Campus Cerro Largo.

O trabalho analisa trechos do livro “Arrase!”, da drag queen norte-americano Ru Paul e a construção identitária da artista
O trabalho analisa trechos do livro “Arrase!”, da drag queen norte-americano Ru Paul e a construção identitária da artista

Com um salto de 20 centímetros, peruca loira de 80cm, roupa rosa pink e maquiado o estudante do curso de Letras da UFFS – Campus Cerro Largo, Lucas Barbosa Paveglio deixa sua marca na história da instituição. Ele apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) montado de drag queen no dia 28 junho, dia do Orgulho LGBTQI+. O trabalho analisa trechos do livro “Arrase!”, da drag queen norte-americano Ru Paul e a construção identitária da artista. Segundo Lucas, as análises buscaram identificar, por meio de vozes, como ele responde a essas vozes, quem é o outro para ele e quem é ele para o outro, levando em consideração teorias do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin. 

O trabalho, intitulado “Processos de Montação Identitária: encontros e desencontros configurando as identidades de Ru Paul”, foi orientado pela professora Ana Beatriz Ferreira Dias que acredita que esse tipo de pesquisa é fundamental e necessária dentro da universidade, “pois aponta para novas possibilidades de ver e compreender o mundo. Sem ela, corremos o risco de ter somente narrativas únicas”, afirma.

Ela acrescenta também que a motivação de Lucas foi compreender discursos contra hegemônicos e trazê-los para dentro da universidade. “Passamos a delimitar a pesquisa e Lucas propôs o estudo do livro que até então eu não conhecia. Próximo da defesa, ele me perguntou se poderia apresentar seu trabalho como drag queen. Achei ótima ideia. Fiz apenas uma solicitação, que foi plenamente atendida: que tivéssemos uma drag estudiosa e envolvida com sua pesquisa.