Unijuí Campus Santa Rosa completa 28 anos de atividades na área do Ensino

Na cidade são ofertadas nove graduações.

Unijuí Campus Santa Rosa completa 28 anos de atividades na área do Ensino

O dia 06 de junho de 1990 tornou-se uma data especial para a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Momento em que marcou a instalação do Campus Santa Rosa. Nesta quarta-feira, o Campus está completando 28 anos de atividades na área do Ensino Superior, com ações de pesquisa, extensão e participando ativamente no desenvolvimento da Região Fronteira Noroeste do Estado Rio Grande do Sul.

O Campus Santa Rosa possui cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação, Direito, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Gestão de Cooperativas, Pedagogia e Psicologia, além das Pós-graduações Latu Sensu em Coaching e Gerenciamento de Pessoas, 8ª Edição MBA em Gestão de Cooperativas (In Company com Sescoop/RS) e 9ª Edição MBA em Gestão de Cooperativas (In Company com Cresol Sicoper).

Os serviços disponibilizados para a comunidade compreendem o Escritório Modelo, com atendimentos focados na área jurídica e a Clínica de Psicologia, prestando atendimento clínico à comunidade, além dos laboratórios que também auxiliam nas demandas da comunidade: Laboratório de Engenharia Civil, Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde, Laboratório de Gestão e Ludoteca.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) oferece o fomento à criação e ao crescimento de empresas locais e regionais com orientação tecnológica, disponibilizando também a comunidade três novos espaços que irão proporcionar ambientes inovadores para soluções criativas, qualificação empreendedora e desenvolvimento de protótipos. Atualmente também funciona no Campus as secretarias do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo e Corede Fronteira Noroeste.

Os programas de Residência em Medicina da Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família, parceria entre a UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), são destinados para profissionais ligados à área da saúde.

História do Campus Santa Rosa

A UNIJUÍ iniciou a sua história em Santa Rosa, na Faculdade de Educação, extensão universitária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituída em Santa Rosa em janeiro de 1970. A Faculdade, instalada pelos padres Salesianos, assumiu sua autonomia em 1973, quando passou a ser denominada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, sob responsabilidade do Instituto Educacional Dom Bosco (IEDB).

Em 06 de junho de 1990, consolidou-se a unificação das instituições FIDENE/UNIJUÍ e IEDB. No ano de 2000, com o fim do Convênio de Cooperação com o IEDB, as atividades da UNIJUÍ Campus Santa Rosa passaram a ser realizadas em sede própria, construída na Rodovia RS 344, KM 39.