Mercado de trabalho abre as portas para Serviços de Cuidado a Idosos

Além do atendimento ao idoso, esse profissional poderá oferecer apoio familiar em situações de enfermidades crônicas e terminais.

Mercado de trabalho abre as portas para Serviços de Cuidado a Idosos

Em 10 anos, ocupações de cuidados à terceira idade aumentaram mais de 500%. UNINTER lança graduação tecnológica em Gerontologia para atender novas demandas de profissionalização da área

O envelhecimento da população aliado à redução do tamanho das famílias brasileiras pode explicar o aumento no número de cuidadores de idosos na última década: a quantidade desse tipo de ocupação saltou de 5.263 em 2007 para 34.051 em 2017 representando um crescimento de 547% durante o período.

E não é para menos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, de 1940 a 2016, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em mais de 30 anos, sendo hoje de 75 anos. Pensando nisso, o Centro Universitário Internacional UNINTER acaba de lançar a graduação em Gerontologia, para formar profissionais especializados em oferecer serviços de apoio e cuidado à terceira idade. O curso é oferecido na modalidade EAD e tem duração de dois anos.

Para o coordenador do curso de Gerontologia, Cristiano Caveião, o profissional terá condições de atuar nos cuidados simples ao idoso como auxílio para higiene, deambulação, alimentação, acompanhamento em consultas/procedimentos médicos, orientações básicas de farmacologia. “Pode também trabalhar de forma precoce na identificação de problemas para ser o elo entre o idoso, família e os profissionais de saúde. Vai estar preparado para identificar se os idosos sofreram maus tratos”, explica Caveião.

Além do atendimento ao idoso, afirma o coordenador, esse profissional poderá oferecer apoio familiar em situações de enfermidades crônicas e terminais. “Um diferencial no curso é a abordagem de conteúdos que proporcionarão conhecimentos para orientação sobre direitos do idoso para que ele possa proporcionar ao idoso uma vida mais tranquila em todos os aspectos relacionados a parte física, psicológica e biológica”, avalia.

Inscrições abertas pelo site www.uninter.com ou no Polo junto ao Colégio Concórdia na Rua Santa Rosa, 192, centro, Santa Rosa. Telefone (55) 3512-1336 ou whats: 99697-5509.