Gelson Weschenfelder será o Escritor Homenageado da Feira do Livro 2019

Ele é autor dos livros Filosofando com os Super-Heróis e Aristóteles e os Super-Heróis.

Gelson Weschenfelder será o Escritor Homenageado da Feira do Livro 2019

O professor e escritor gaúcho Gelson Weschenfelder será o Escritor Homenageado pela Feira do Livro 2019 de Santa Rosa. Ele é autor dos livros Filosofando com os Super-Heróis e Aristóteles e os Super-Heróis.

Professor de Filosofia, Gelson começou a trabalhar histórias em quadrinhos (HQs) em sala de aula quando lecionava no Ensino Médio. Usava as revistinhas para introduzir conceitos como ética, moral e responsabilidade. Na sequencia, levou esta temática e metodologia para seus cursos de mestrado e doutorado em Educação. Em 2018, com sua tese de doutorado "Os super-heróis das histórias em quadrinhos como recursos para a promoção de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco", Gelson foi um dos vencedores da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Segundo Gelson, “não é a toa que os livros didáticos de colégio hoje incluem um monte de tirinhas e charges. É que há tirinhas do Calvin, Mafalda e Turma da Mônica que ensinam mais que um texto inteiro sobre determinado tema.” Criança que lê quadrinhos desenvolve mais a imaginação e observa melhor o mundo, aponta o professor, que trabalha questões como preconceito e intolerância através das aventuras dos X-Men.