Fechamento de escolas foi levado para a AL

Vereadores de Santa Rosa se reuniram com a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputada Sofia Cavedon (PT).

Relatório foi apresentado pelos vereadores de Santa Rosa, Márcia, Sônia e Dado na AL.
Relatório foi apresentado pelos vereadores de Santa Rosa, Márcia, Sônia e Dado na AL.

Os vereadores de Santa Rosa Dado Silva (PT), Márcia Carvalho (PT) e Sônia Conti (PCdoB), estiveram na quarta-feira, 16, em reunião com a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS, deputada Sofia Cavedon (PT).

O encontro, articulado por deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), teve o intuito de denunciar o fechamento de escolas e o remanejamento de alunos a comunidades distantes, sem consulta aos atingidos e sem preservar os interesses das crianças envolvidas. Jeferson já havia feito a denúncia via redes sociais na semana passada, com grande repercussão. “É um absurdo o Governo do Estado fazer economia prejudicando a vida das pessoas. São crianças, muitas de baixa renda, que iam a pé para a escola e passarão a usar transporte coletivo para ir a uma comunidade mais distante. Isso gera uma série de problemas, inclusive risco de violência”, adiantou o parlamentar.

Jeferson afirma que chegou a entrar em contato com a promotoria de Justiça responsável pelo setor educacional na região. “Conversei por mensagens com o promotor, que atua em Santo Ângelo. Ele se mostrou surpreso com o remanejo de crianças e se ofereceu para ir a Santa Rosa acompanhar a situação”, contou o deputado.

A presidente da Comissão de Educação disse acompanhar situações semelhantes na região das Missões. Ela contou que a CECDCT, inclusive, irá promover audiência pública sobre o tema em São Luiz Gonzaga. “Penso que, na sequência de São Luiz, podemos fazer diligência ou mesmo uma audiência em Santa Rosa para tratar desta questão. É um absurdo o que está acontecendo”, assinalou a deputada Sofia.