Aula Magna de Enfermagem: um novo olhar sobre o Protagonismo do Enfermeiro

O evento, promovido no dia 16 de Abril, tratou sobre a temática “O protagonismo do(a) Enfermeiro (a) na gestão pública em saúde”.

Aula Magna de Enfermagem: um novo olhar sobre o Protagonismo do Enfermeiro

O Clube Concórdia foi palco da Aula Magna do Curso de Bacharelado de Enfermagem das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA). Neste ano, o painel contou com a participação de dois nomes importantes da área: enfermeira Fábia Richter, especialista em Saúde da Família, Mestranda em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, atualmente prefeita do Município de Cristal/RS, e o doutor Luís Antônio Benvegnú, médico, doutor em Epidemiologia, e vice-prefeito do município de Santa Rosa/RS.

Mediados pela professora e enfermeira Elisiane Bisognin, abordaram a temática “O protagonismo do(a) enfermeiro (a) na gestão pública em saúde”. A larga vivência dos profissionais nas áreas em que atuam inspirou os acadêmicos durante a aula especial.

A prefeita enf. Fábia Richter, profissional de grande experiência e de elevado conhecimento técnico, destacou em sua fala o orgulho de ser enfermeira, revelou motivação especial de atuar na prevenção e promoção da saúde, em defesa do Sistema Único de Saúde e de políticas públicas voltadas à população. Em sintonia, o doutor e vice-prefeito Luís Antônio Benvegnú ressaltou a qualidade da prestação de serviços aos usuários do SUS.

“A escolha da temática bem como dos palestrantes se deu em virtude de mostrarmos para os nossos estudantes os espaços de atuação do enfermeiro, do papel social e de liderança que nossa profissão exerce nos diversos cenários de serviços de saúde e, como foi colocado pela palestrante, na vida política da comunidade. Foi realmente uma noite especial e muito inspiradora que ficará marcada na história do curso e dos nossos acadêmicos”, completou Paulo Mix, coordenador do Curso de Enfermagem.

Além da participação dos graduandos, dos professores da FEMA e dos palestrantes, o evento contou com a presença do diretor Administrativo Césio Carlos Albêa; do diretor das Faculdades Integradas, Antonio Ternes; do coordenador da 14° Coordenadoria Regional da Saúde, Valdemar Fonseca; da diretora Geral do Hospital Vida & Saúde, Vanderli de Barros; do presidente e vice do Conselho Municipal de Saúde, Dagmar Zamboni e Antonio Pereira, respectivamente.