Ano literário bem sucedido para Weschenfelder

Ao todo no ano, obteve 19 premiações em concursos literários, sendo que outros terão os resultados divulgados somente em 2019, podendo chegar a 20 ou mais láureas.

O ano de 2018 foi bem sucedido para o escritor, revisor textual e crítico literário, o professor aposentado Roque Aloisio Weschenfelder.
O ano de 2018 foi bem sucedido para o escritor, revisor textual e crítico literário, o professor aposentado Roque Aloisio Weschenfelder.

O ano de 2018 foi bem sucedido para o escritor, revisor textual e crítico literário, o professor aposentado Roque Aloisio Weschenfelder. Ao todo no ano, obteve 19 premiações em concursos literários, sendo que outros terão os resultados divulgados somente em 2019, podendo chegar a 20 ou mais láureas.

Entre as mais destacadas conquistas figuram os títulos de vencedor do Concurso de Resenhas da Academia Leopoldinense de Letras em Leopoldina-MG; 3º lugar no 10º Prêmio Paulo Setúbal, na modalidade de crônica, em Tataú-SP; um dos 25 premiados do Concurso Publicação Literária do Ministério da Cultura que teve como tema “100 Anos de Semana de Arte Moderna em 2022”, com o livro, “A festa da Livre Expressão”. Nesses três concursos, os prêmios eram em dinheiro.

Outros destaques foi sua presença entre os 25 vencedores no Prêmio Literário da Pessoa Idosa, com o tema “O lugar onde Vivo” do Ministério dos Diretos Humanos, sendo o prêmio o uma viagem a Brasília para participar da solenidade, diploma e integrar coletânea patrocinada pela UNESCO com tiragem de 10 mil exemplares; 2º lugar no Concurso de Crônicas Amaro Pereira, de Cabo Frio-RJ; 2º lugar no Pérolas da Literatura, de Guarujá-SP; vencedor em concursos de Trovas da UBT São Paulo, Ocara-CE e Cachoeira do Sul-RS.

Também obteve Menções Honrosas: no Prêmio Lila Ripoll, da Assembleia Legislativa-RS e duas no Concurso da AJEB-RJ, em trova e poesia.

Garantiu classificações para integrar duas antologias: cinco para cinco antologias Jogo de Palavras, em Alumínio-SP e na Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Editora Vivara Nacional.

Como revisor textual e consultor santa-rosense Roque Aloisio Weschenfelder atendeu a um total de aproximadamente 200 pedidos de escritores do Brasil, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Escreveu cerca de 10 prefácios para livros, além de fazer traduções para inglês e alemão e destas também para o português.

Publicou os livros “Suaves Toques de Amor” – poesia e “A Vírgula Assassina” – didático.

Para 2019 as metas são conquistar novos prêmios literários; relançar o livro “Escrita sem Stress” – didático; publicar as obras “A Merda da História” – crônica; e “A Festa da Livre Expressão” – Prosa Poética, premiado pelo MINC. Pretende escrever um romance a publicar, possivelmente só em 2020. Está disposto a realizar palestras e doação de livros nas Escolas Pedro Meinerz, Fernando Albino da Rosa, Edmundo Pilz, Mercedes Motta e Érico Veríssimo.

Como acontece há vários anos, Roque pretende colaborar na organização de mais uma Feira do Livro em Santa Rosa.