Alunos da FEMA têm palestra sobre a Semana da Pátria e o Dia do Soldado

A palestra foi com o Comandante do 19º RC Mec, Tenente-Coronel Márcio Saldanha Walker.

Alunos da FEMA têm palestra sobre a Semana da Pátria e o Dia do Soldado

Em alusão a Semana da Pátria, iniciada no domingo , 1 de setembro, e ao Dia do Soldado Brasileiro, 25 de agosto, a FEMA promoveu na manhã desta terça-feira, 03, no Clube Concórdia, com os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, e Ensino Médio, em torno da história e da atuação do Serviço Militar, em palestra proferida pelo Comandante do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado - Regimento San Martín, base do Exército em Santa Rosa, Tenente-Coronel Márcio Saldanha Walker.

O Comandante, que é natural de Santa Rosa e tem uma história escolar fortemente ligada a FEMA, demonstrou a admiração pela Instituição, detalhou os com orgulho e bom humor os principais pontos da sua trajetória de vida pessoal e formação profissional, denotando aos jovens a fundamental importância da valorização das raízes, da família, da escola e do comprometimento social que todos podem e devem assumir.

Percorrendo a história das datas festivas em questão, o Comandante do 19º RC Mec colocou com propriedade a grandeza da atuação dos profissionais do Exército, que desempenham a nobre missão de proteger o país. Uma área que é almejada e disputada por milhares de jovens – homens e mulheres – que lutam para servir a nação seguindo carreira militar.

Além de detalhar a atuação do 19º RC Mec na chamada Faixa de Fronteira - mais de 300 km de área, incluindo 50 municípios - o Comandante relatou algumas situações que vivenciou em missões no Brasil e no exterior, inclusive na África. A miséria que infelizmente ainda assola milhões de pessoas em todo o mundo, requer reflexão e atitudes. E assim, transmitiu uma mensagem primordial: de valorização ao que há de melhor no Brasil, nos municípios de origem, nos lares na relação familiar e em suas comunidades em geral. E evidenciou a responsabilidade que cada um carrega de somar na superação das dificuldades e melhoria do contexto que são parte.

O conteúdo exposto pelo Militar Superior contou com a atenção e interação dos estudantes, que fizeram perguntas prontamente respondidas, demonstrando a atenção que tiveram ao que foi exposto.