Acadêmico cria solução de Business Intelligence para metalúrgica

O acadêmico Daniel Bottega, do curso de Sistemas de Informação da Setrem, desenvolveu em seu TCC uma solução com BI para apoio no planejamento da produção, em uma metalúrgica do RS.

O estudo foi desenvolvido para área de Planejamento e Controle da Produção
O estudo foi desenvolvido para área de Planejamento e Controle da Produção

O acadêmico Daniel Bottega, do curso de Sistemas de Informação da Setrem, desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uma solução com Business Intelligence (BI) para apoio no planejamento da produção, em uma metalúrgica do estado do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido para área de Planejamento e Controle da Produção (PCP) da empresa, buscando detalhar, através de gráficos, o planejamento de horas máquina relativo a eficiência e o seu impacto na capacidade de produção de cada centro de trabalho.

“A solução foi desenvolvida com a ferramenta de BI Tableau conectado a base de dados In-memory do SAP HANA e uma base complementar utilizando uma planilha do Excel. Os resultados mostraram que através da ferramenta de BI Tableau foi possível desenvolver relatórios com as mesmas, ou até mesmo informações mais detalhadas em comparação as obtidas atualmente com o Excel”, explicou Bottega.

Ele também identificou outros benefícios relativos ao tempo de consulta quando conectado a base de dados online, a qualidade dos dados exibidos e a facilidade de publicação e compartilhamento dos dashboards (painéis de informações) desenvolvidos. “Todos esses resultados contribuíram para apoio na tomada da decisão referente ao planejamento da produção e administração dos recursos disponíveis na empresa”, concluiu.

O trabalho foi orientado pelos docentes MSc. Ildo Corso e MSc. Tiago Seibel. A banca examinadora foi formada pelo docente MSc. Adalberto Lovato e a coordenadora do curso, Vera Lúcia Lorenset Benedetti.