RS contará com Câmara de Comércio própria

O evento ocorreu na segunda-feira, 12, na Assembleia Legislativa.

RS contará com Câmara de Comércio própria

Aconteceu na segunda-feira, 12, na Assembleia Legislativa o Seminário “Construindo a estratégia Brasil/China no RS”, organizado pela Frente Parlamentar Brasil China, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT).

O evento, que lotou a sala Adão Pretto, contou com participações representativas, como a de Thiago Gorski, prefeito de Santiago, município que já está adiantado na relação com o país asiático, a ponto de já receber investimentos chineses para empreendimentos como uma fábrica de rações e de dispor de uma agência municipal de Desenvolvimento para projetar o crescimento local.

“Quem quer vencer, tem de ter estratégia e um bom projeto, um foco e uma agenda exitosa”, com estas dicas, o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil/ China, Fábio Hu iniciou sua fala.“Temos muita experiência em projetos. Este é o nosso ramo de negócios”, completou Hu, lembrando que a entidade irá apoiar as movimentações da Frente Parlamentar em favor da geração de empregos e renda no RS.

Se nas relações com a China de cima para baixo não estamos muito bem (Brasil), de baixo para cima nós vamos fazer a diferença. A China é grande e tem espaço para todos. O futuro do nosso estado passa pela possibilidade desta relação comercial, que não é de partido A ou B, mas de todos”, disse o prefeito. 
Durante o evento, Paulo Marcelo Tigre, acompanhado de um grupo de empresários gaúchos instituiu uma Câmara de Comércio Brasil China no RS voltada, ligada à Câmara paulista e voltada a ajudar no desenvolvimento prático de projetos. “Nossa especialidade é desenvolver projetos efetivamente e fechar os negócios. Viemos aqui para evoluir, concretizar propostas e avançarmos juntos”, reforçou Tigre.

 O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini diz que nunca tinha sentido tanta dificuldade em administrar. Ele crê que a perspectiva de negócios com a China mostra uma possibilidade real de ajuda aos prefeitos, para ampliar a atividade econômica e os empregos. “Vemos com muita esperança a participação do governo do estado, da área empresarial e de deputados de vários partidos. Estaremos juntos nesta empreitada”, assinalou.

Por fim, o deputado Jeferson reforçou sugestão do prefeito de Rio Grande Alexandre Lindenmeyer (PT) de manter a Frente Parlamentar Brasil China itinerante pelo interior gaúcho. “Demos um passo a mais na preparação do RS para estabelecer uma relação comercial e cultural positiva com a China.  Temos agora uma Câmara de Comércio gaúcha para reforçar os projetos, com a orientação da paulista; e o conhecimento da academia. Mas o trabalho continua”, concluiu o parlamentar.

Participaram também o presidente da Acisap, Odaylson Eder; o presidente da Fumssar, Anderson Mantei, entre outros.