Frente Parlamentar Brasil /China promove seminário

Evento busca organizar estratégia conjunta de relação comercial e cultural.

Frente Parlamentar Brasil /China promove seminário

Hoje, 12 de agosto, a Frente Parlamentar Brasil/China do Legislativo gaúcho realiza o seminário “Construção da Estratégia Brasil/China no Sul”. O evento ocorre às 13h30, na sala de Convergência Adão Pretto, no térreo da Assembleia Legislativa.

Segundo o coordenador da Frente Parlamentar, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), a iniciativa dá continuidade à mobilização iniciada após missão à China, que ocorreu entre os dias 20 de maio e 1º de junho, da qual participaram deputados, sindicalistas, vereadores, empresários, pesquisadores e lideranças do interior gaúcho. “Há interesse na relação com o RS e mercado para os produtos gaúchos. Mas é necessária uma ação conjunta e profissional de todos os interessados para que atuem de forma integrada, de modo a atender a especificidades do mercado chinês e para que a cooperação seja uma experiência positiva para ambos”, explicou o deputado, lembrando que aquele país tem por tradição valorizar a interação com empresariado desde que chancelada pelo poder político.

Estará presente no seminário uma comitiva de empresários e lideranças chinesas. Na oportunidade, também serão firmadas parcerias entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Assembleia Legislativa e entre a UFSM e a Prefeitura de Santiago, com o objetivo de favorecer, do ponto de vista técnico e científico, o intercâmbio de conhecimento e a cooperação entre o estado e entidades chinesas ligadas à educação, à saúde, à infraestrutura, à tecnologia, etc. Também ocorrerá a solenidade de entrega da Medalha da Legislatura ao presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil/China, Sr. Fábio Hu, que construiu a agenda da Frente Parlamentar em solo chinês e vem orientando a atuação da mesma.