QUIROPRAXIA

O ajuste da coluna vertebral é a chave para o tratamento Quiroprático.

QUIROPRAXIA

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das doenças da coluna vertebral, transtornos do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. A essência da Quiropraxia é o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Há uma ênfase em técnicas manuais; o ajuste, com um enfoque particular nas subluxa-ções. Subluxações a termo é, o desa-linhamento da uma vértebra comparada com a outra.

O ajuste da coluna vertebral é a chave para o tratamento Quiroprático. Essa é a forma como Quiropraxistas corrigem as sublu-xações. O objetivo do ajuste é corrigir os desalinhamentos. Para isso, é aplicada uma pressão que “destrava” a vértebra de sua posição inadequada. O ajuste enfatiza o uso mínimo de força e pressão suave, poucos pacientes sentem qualquer desconforto durante o ajuste.

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento com a Quiropraxia desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade.

Mas, vocês podem pensar: - “Será que não existem riscos durante o ajuste?” Minha resposta diante essa pergunta seria: - “Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados pelos Quiropraxistas têm indicações e contraindicações relativas e absolutas precisas. Porém, quando realizados por profissionais qualificados os riscos são extremamente reduzidos, pois, estudamos para podermos excluir as contraindicações. Ao procurar um Quiropraxista certifique-se que ele possua uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente”.

O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, realização de teste ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomo-grafia e Ressonância Magnética serão solicitados. Estes passos são fundamentais para o tratamento apropriado.

Dentre muitos problemas tratados pela Quiropraxia, os principais são: Dores na coluna lombar, hérnia de disco e dor ciática, dores no pescoço, dores de cabeça, dores e tensão muscular, problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo, restrições de movimentos, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e lesões de esforço repetitivo (LER).

Quiropraxista Samuel Ries

Clínica São Lucas