Tuparendi certificará agricultores na produção orgânica

O grupo nomeado “Terra Nossa” conta com um total de oito famílias em diferentes atividades (uva, hortaliças, batata-doce, feijão, agroindústria, abacaxi e plantas medicinais) mais um grupo de consumidores.

Tuparendi certificará agricultores na produção orgânica

Tuparendi realizou na quinta-feira, 19, formação do grupo de certificação de produtos orgânicos. No evento estiveram presentes agricultores e agricultoras de Tuparendi e Porto Mauá, representantes da Emater-RS/Ascar, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Arede.

O grupo nomeado “Terra Nossa” conta com um total de oito famílias em diferentes atividades (uva, hortaliças, batata-doce, feijão, agroindústria, abacaxi e plantas medicinais) mais um grupo de consumidores. Essas famílias já vêm produzindo com insumos agroecológicos e durante um ano farão o processo de transição para receber o certificado e comercializa-los.

O produto orgânico certificado será oferecido na merenda escolar e na Feira do Produtor. Ele é aquele produzido sem a utilização de agrotóxicos e adubação química, oriundos de sistemas de produção sustentáveis, que respeitam o meio-ambiente e as pessoas que produzem e se alimentam dele. A certificação é fiscalizada pelo Ministério da Agricultura.

O mercado disponivel cresce cada vez mais, inclusive para produtos como soja e milho. São inúmeros consumidores que buscam um produto mais limpo e saudável, livre de agrotóxicos, e principalmente mais nutritivo e saboroso.