Qualidade do Milho e Crédito Rural foram pauta

O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na sexta-feira, 17.

Qualidade do Milho e Crédito Rural foram pauta

Em reunião promovida pela Emater foram apresentados esclarecimentos sobre a cultura de milho, em fase de implantação na região de Santa Rosa, especialmente no que se trata do acesso ao crédito rural e de alternativas para armazenagem e secagem dos grãos. O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na sexta-feira, 17.

Em um primeiro momento, o assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais, Fernando Dornelles Fagundes, apresentou possibilidades para a secagem e armazenagem adequada de grãos na propriedade, de modo especial, o milho. “Vale mais vender bem o que se produz do que simplesmente produzir muito”, destacou Dornelles, ao apontar a agregação de valor ao produto como uma das vantagens da secagem e armazenagem do milho na propriedade. Outros benefícios destacados foram as possibilidades de evitar perdas, conservação da qualidade do produto, aproveitamento do resíduo na alimentação animal, maior autonomia com a diminuição da dependência externa e abertura de outras possibilidades de negócio.

Também foram apresentadas orientações sobre formas de manter a qualidade do grão, caso o milho ficar armazenado por um período no silo secador, bem como orientações de como controlar pragas no milho armazenado, a exemplo do uso da terra de diatomácea.

O engenheiro agrônomo, Claudemir Gilberto Ames, apresentou orientações sobre normas de acesso ao crédito rural, especialmente em relação ao Plano Safra 2018/2019, que entrou em vigor em 1º de julho deste ano, e em relação ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Os participantes do Troca-Troca de Sementes, convidados pelo STR e que participaram da reunião, também receberão visitas técnicas de acompanhamento das lavouras realizadas pela Emater. O controle para a realização destas visitas será feito através da lista de presenças.

Foto: Durante o encontro foram apresentadas orientações sobre formas de manter a qualidade do grão, caso o milho