Oficina em Santa Rosa orienta uso de Plantas Alimentícias não Convencionais

Na ocasião foram apresentadas mais de 20 espécies de plantas.

Oficina em Santa Rosa orienta uso de Plantas Alimentícias não Convencionais

Inserida na programação da Semana do Alimento Orgânico, celebrada de 25 de maio a 05 de junho no Rio Grande do Sul, uma oficina de identificação e preparo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), realizada durante o horário da feira do produtor, no Mercado Público em Santa Rosa, na sexta-feira, 31, oportunizou conhecer sua versatilidade e o seu aproveitamento. Facilmente encontradas na região, as Pancs não são comuns no cardápio diário por terem suas funções alimentares desconhecidas.

A oficina, conduzida pela extensionista social Ivânia Polaczinski e pela agricultora Rosane de Oliveira, atende a estratégias do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo) e leva em conta o tema “Alimento orgânico: consciência, vida e saúde. Qualidade de saúde do plantio ao prato”, que agrega à campanha permanente Produto Orgânico, Melhor para a Vida. 

Na ocasião foram apresentadas mais de 20 espécies de plantas, entre elas, caruru, beldroega, capuchinha, ora -pro-nobis, serralha, picão branco e folha de batata-doce, para o público identificar. A seguir foram preparadas duas receitas utilizando como ingredientes as Pancs: bolo de talos e patê de folhas verdes. Após o preparo os visitantes degustaram os pratos.

O evento foi promovido pela Emater, Grupo de Orgânicos Natureza Limpa, Aphrorosa, Administração Municipal, através das Secretarias de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural e de Desenvolvimento Social.