Caravana AMRIGS alerta para riscos de intoxicação por agrotóxicos

Grande volume de subnotificações dificultam trabalho de combate e tratamento à doenças desencadeadas pelo defensivo agrícola.

Caravana AMRIGS alerta para riscos de intoxicação por agrotóxicos

A Caravana AMRIGS chega ao município de Santa Rosa na sexta-feira, 14. Com o tema "Os agrotóxicos e os riscos à saúde", as médicas da Secretaria Estadual de Saúde e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Regina Michel e Virgínia Dapper, explicam a importância das notificações de doenças e o correto diagnóstico em casos de intoxicação. O evento ocorre na Unimed Fronteira Noroeste, que fica na Rua Dr. Francisco Timm, 673, no Centro de Santa Rosa.

Dados estatísticos mostram que entre 2010 e 2015, o Rio Grande do Sul registrou 1.225 casos de intoxicação por agrotóxicos. No entanto, o alerta é de que esses dados não chegam a refletir a realidade.

- Muitas vezes a pessoa intoxicada pode não procurar atendimento médico; o diagnóstico pode não ter apontado intoxicação; ou até pode haver confirmação do caso, mas não é feita a sua notificação. Por isto, nosso objetivo é ressaltar a importância da vigilância epidemiológica e mostrar aos profissionais a necessidade de informar as coordenadorias de saúde e realizar o procedimento de notificação no Sistema Nacional de Atendimento Médico - explica Regina.

Em 2014, foi criado um grupo de trabalho na Secretaria Estadual da Saúde com o objetivo de trabalhar de forma integrada as ações de vigilância em saúde da população exposta, além de investir em educação permanente da rede de saúde e sensibilização junto aos trabalhadores rurais. As ações ocorrem em parceria com diversas entidades de saúde do Estado, como a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

Além de atuar na Vigilância Epidemiológica do Estado, Regina Michel também é especialista Lato Sensu em Reumatologia pela UFCSPA e pela Sociedade Brasileira de Reumatologia. Além disso, é pós-graduada em Gestão de Saúde Pública pela Fetramis. Virgínia é especialista em Medicina do Trabalho pela UFRGS e especialista em Tecnologia Aplicada pela PUCRS.

A palestra tem entrada gratuita e se inicia às 19h30min. O evento é voltado à profissionais da saúde e comunidade em geral.

Coordenada pelo diretor de integração, Bernardo Aguiar, a Caravana AMRIGS tem como propósito difundir o conhecimento, promovendo melhorias na saúde, nas condições sociais, políticas, organizacionais e econômicas de associados e das comunidades às quais visita.