Mostra de Tecnologia e Inovação da início a feira

Programação segue até o domingo, no Parque de Exposições de Santa Rosa.

Novo espaço traz as novidades tecnológicas aplicadas ao agronegócio.
Novo espaço traz as novidades tecnológicas aplicadas ao agronegócio.

Centenas de pessoas já circulam pela Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi, uma das atrações do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que iniciou às 9h desta quarta-feira, 09. Na abertura da Mostra, recebeu destaque a importância das parcerias para a viabilização do espaço, inserido na proposta do Hortigranjeiros como ar de feira da agricultura familiar do Estado, contemplando exposição e tecnologias.

Em um espaço central de 2.560 m² do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, a Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi apresenta práticas, tecnologias e manejo voltados à olericultura, fruticultura, hortas urbanas e em pequenos espaços. Um túnel coberto com sombrite e plasticultura leva também à apresentação de propostas ao agronegócio e a um ambiente de tecnologias, onde serão apresentadas novidades em temas como energias renováveis, GPS rural e propostas de Incubadoras Tecnológicas para agregação de valor e maior praticidade no trabalho do produtor rural.

O coordenador da Mostra, Germano Buttow, que é engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, destaca que a possibilidade de circular pelos ambientes tecnológicos, proporcionada pela parceria entre diversas empresas e instituições de ensino, permite aos visitantes um processo de formação continuada e de construção de conhecimento em diversas áreas. Entre os principais parceiros está o Sicredi, que viabilizou grande parte da estrutura do espaço. “Para o Sicredi é uma satisfação estar ligado à vida do produtor em seu dia-a-dia e, agora, estar mais próximo ainda através desta Mostra”, destaca a gerente de agência, Letícia Fraga.

O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, lembrou que os promotores do Hortigranjeiros ratificam a parceria desde a primeira feira, em 1983, quando uniram esforços a Prefeitura, a Emater/RS-Ascar e a Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa, que juntos construíram uma história de evolução da feira. “Visualizar tantos pesquisadores, instituições de ensino e empresas em um ambiente acolhedor e estimulante para o uso de tecnologias e geração de renda é o grande diferencial desta edição”, destacou.

Já o presidente do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Aldir Mallmann, destacou a gratidão pelas diversas parcerias envolvidas, entre elas o Sicredi, que auxiliou na viabilização da estrutura, a Hidrogood, que disponibilizou materiais, a Setrem, que traz novidades na área da olericultura e floricultura em oito ambientes, e a Emater/RS-Ascar, que organizou excursão de agricultores vindos de diferentes pontos da região, em parceria com a Ouro e Prata, que disponibilizou os ônibus para o deslocamento.

“São diversas tecnologias expostas voltadas ao meio rural, possíveis de se adaptar ao meio urbano. Também em um momento de muita criatividade e inovação, acontece a partir de sábado o Hackathon do Horti, que apresentará soluções voltadas à diversificação da propriedade”, destacou Aldir. O Hackathon do Horti terá 24 horas, sendo realizada das 10h do sábado (12/10) às 10h do domingo (13/10). Será disponibilizada toda infraestrutura necessária aos participantes. A comunidade de Santa Rosa e região será a principal detentora da solução apresentada pela equipe vencedora desta maratona tecnológica, organizada pela Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa e viabilizada pela Fundação Educacional Machado de Assis (Fema) e Unijuí.