Arbitragem definida para janeiro

Estão confirmados quatro nomes conhecidos: Ricardo Amaral Messa, Rafael Peixoto Amaro, Émerson Silveira dos Santos e Carlos César Quaresma.

Arbitragem definida para janeiro

A 21ª Taça Noroeste/Vencal/Deltasul/Sicredi de Futsal investiu em árbitros renomados para dirigir a competição que acontecerá em janeiro de 2020. Estão confirmados quatro nomes conhecidos daqueles que acompanham o futsal brasileiro: Ricardo Amaral Messa, Rafael Peixoto Amaro, Émerson Silveira dos Santos e Carlos César Quaresma. Acostumados a apitar jogos importantes e decisivos de certames nacionais, eles estarão aqui durante todo o evento e abrilhantarão a competição que é uma das mais expressivas do salonismo estadual.

Dos quatro árbitros, Quaresma é quem mais apitou na Taça Noroeste até agora. Esteve em cinco decisões: na 10ª (ASAF 4 x 2 VDR), 12ª (Tarumã 8 x 5 Papparella), 13ª (Tarumã 5 x 3 Papparella), 15ª (Papparella 2 x 3 ACF) e 17ª (Augusto Pestana 7 x 3 Papparella). Os árbitros Ricardo Messa e Rafael Amaro estiveram em Santa Rosa na 15ª Taça Noroeste.

ÉMERSON SILVEIRA DOS SANTOS é natural de Porto Alegre, mas reside em Canoas. Tem 45 anos e é árbitro da Federação Gaúcha desde 2003 e da Confederação Brasileira desde 2010. Em seu currículo constas como destaques duas finais da Liga Nacional, seis da Série Ouro, cinco da Prata e duas da Bronze. Ou seja, tem um invejável histórico. 

CARLOS CÉSAR QUARESMA DA SILVA tem 54 anos, é natural de Porto Alegre, e iniciou na Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) em 1992. De 1998 a 2017 integrou o quadro principal da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Foi diretor de árbitros da Federação Gaúcha em 2017 e 2018. Em agosto encerrou seu mandato como diretor de árbitros da Liga RS. Apitou duas finais da Série Ouro, quatro da Série Prata, duas da Bronze e uma decisão da Liga Nacional.

RICARDO AMARAL MESSA também possui bagagem de sobra. Tem 36 anos e é natural de São Borja. Faz parte do quadro de árbitros da Federação Gaúcha desde 2002. É integrante da CBFS e ostenta o escudo FIFA. Entre os jogos mais importantes da temporada dirigiu a final da Supercopa, em Francisco Beltrão, e também a partida entre Marreco e Corinthians que valia uma vaga na Libertadores de Futsal. Comandou jogos na Libertadores da América, em Buenos Aires, e confrontos decisivos na Série Ouro e Liga Nacional.

RAFAEL PEIXOTO AMARO é nascido na portuária Rio Grande, tem 39 anos. É formado em Educação Física na ULBRA e pós-graduado Técnico Desportivo em Futebol e Futsal na PUC. Ingressou na Federação Gaúcha em 2004 e na Confederação Brasileira em 2012. Apitou três decisões da Série Ouro, várias finais das séries Prata e Bronze, Estadual Feminino e quatro decisões da Taça Brasil de Clubes. Na Liga Nacional de 2019 dirigiu os jogos entre ACBF x Copagril, Assoeva x ACBF, ACBF x São José, Assoeva x Cascavel, ACBF x Magnus e Tubarão x Marreco. 

Assim, a 21ª Taça Noroeste/Vencal/Deltasul/Sicredi de Futsal já assegura de antemão que não terá apenas clubes fortes e atletas de elite, pois contará com alguns dos melhores
árbitros do País para assegurar toda a qualidade que o espetacular evento merece.

ÉMERSON SILVEIRA DOS SANTOS
CARLOS CÉSAR QUARESMA DA SILVA
RICARDO AMARAL MESSA
RAFAEL PEIXOTO AMARO