Star Wars Day

Star Wars Day
Star Wars Day
Star Wars Day

Hoje, 04 de maio, comemora-se o Dia de Star Wars. Considerado um feriado pelos fãs, eles celebram a cultura de Star Wars e principalmente honrar os filmes.

O dia é chamado dessa forma por causa de um trocadilho em inglês. Como a frase “May the Force be with you”- “Que a Força esteja com Você” é uma citação famosa muitas vezes falada nos filmes de Star Wars, e é dessa forma que o trocadilho entra “May the fourth be with you” - “Quatro de maio esteja com você”. O trocadilho apenas funciona em inglês, ficando um pouco sem sentido em português.

Criada por George Lucas em 1977, Star Wars é uma das franquias mais longas do mundo cinematográfico. Tendo oito filmes - em dezembro será lançado mais um - e dois spin-offs (criar uma franquia sobre outra já existente). A cronologia de Star Wars pra muitos, é estranha, mas não é muito difícil de se entender, mas há duas formas: 
A primeira é dos lançamentos cinematográficos: ou seja, Episódio IV - Episódio V - Episódio VI - Episódio I - Episódio II - Episódio III - Episódio VII - Rogue One - Episódio VII - Han Solo - Episódio IX (dezembro 2019). E a outra é por ordem cronológica: Episódio I - Episódio II - Episódio III - Han Solo - Rogue One - Episódio IV - Episódio V - Episódio VI - - Episódio VII - Episódio IX (dezembro 2019).

  • Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999) - Episódio II: Ataque dos Clones (2002) e o Episódio III: A Vingança dos Sith (2005): A segunda trilogia, é uma volta no tempo para contar como Anakin Skywalker (criança e jovem) acabou se transformando em Darth Vader. E claro acompanhando a queda da Ordem Jedi e da República Galáctica.
  • Spin-off: Han Solo (2018): O filme é para conhecer melhor o piloto Han Solo. A história mostra que ele está em dificuldade financeira. Na época ele tinha a namorada Qi´ra, eles acabam encontrando uma substância valiosa, mas perigosa que leva à perseguição do Império e à separação entre os dois. No caminho ele encontra parceiros importantes como Chewbacca, e incluindo Lando Calissian, o proprietário original da Millennium Falcon.
  • Spin-off:  Rogue One (2016): A história se baseia em um grupo de combatentes da Aliança Rebelde que realiza um movimento arriscado para roubar os planos de destruição da Estrela da Morte para trazer uma nova esperança para a galáxia. 
  • Episódio IV: Uma Nova Esperança (1997) | Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) | Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983): Esse é na verdade a primeira trilogia, ou seja, aquela que vem em nossa cabeça quando ouvimos falar de Star Wars, com o trio icônico: Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo e o vilão Darth Vader. Luke luta na Aliança Rebelde para derrubar o Império Galáctico.
  • Episódio VII: O Despertar da Força (2015) - Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017) - Episódio IX: A Ascensão de Skywalker (2019): Tanto a Primeira Ordem, como a Resistência, estão procurando Luke Skywalker, que está desaparecido, desde a queda de Darth Vader e do Império. Com a queda de ambos, levou o surgimento de uma nova força sombria: a Primeira Ordem. A Resistência tentou desesperadamente encontrar Luke antes da Primeira Ordem para, claro, salvar a galáxia. Já no segundo filme, a tranquila e solitária vida de Luke sofre uma reviravolta quando ele conhece Rey, uma jovem que mostra fortes sinais da Força. O desejo dela é de se tornar uma Jedi. O terceiro filme é uma incógnita ainda, que só será revelada em 19 de dezembro de 2019, um legítimo presente de Natal.

A nova era Star Wars tem muita representação feminina, principalmente pela personagem principal Rey. O vilão da vez é Kylo Ren, neto de Darth Vader, filho de Leia com Han Solo.

Que a força esteja com você!