Faroeste no centro

Faroeste no centro

O Velho Oeste, Oeste Selvagem ou Faroeste, são os termos que denominam popularmente o período e episódios históricos que tiveram lugar no século XIX durante a expansão da fronteira dos Estados Unidos para a costa do Oceano Pacífico. Mas o bom e velho oeste estão no centro de Santa Rosa.

Arizona Burger Club

O primeiro estabelecimento é o Arizona Burger Club. Todos os nomes dos chamados burgers, têm referência a essa época e local. De pistoleiros fora-da-lei, criminosos, um herói da Guerra Civil, chefe indígena, um vulto histórico americano e até locais dos EUA como Phoenix  e o próprio nome Arizona.

Em especial desta edição é em homenagem a William Frederick Cody, ou simplesmente Buffalo Bill. Ele foi um aventureiro de Iowa, EUA. Matou milhares de búfalos num curto espaço de tempo, ficando por isso com a alcunha de “Buffalo Bill”. 

O hambúrguer em especial tem 600g de carne, seis fatias de queijo – mussarela e cheddar - alface, cebola roxa, picles e nove fatias de bacon. Acompanha molho e batata.

Há outras nove opções de burgers (Arizona, Billy the Kid, Butcher, Ring of Fire, Sitting Bull, Wild Bill, Wild Bunch, Fort Apache e Phoenix), assim como há opções de picadão, anéis de cebola, batata rústica, batata frita, polenta frita, nuggets, coxinha de frango, coxinha de frango ao molho barbecue, iscas aceboladas + fritas. Além de ter cervejas artesanais.

  • O Arizona Burger Club fica localizado na Rua Santo Ângelo, 49.

Saloon Western Bar

Como o próprio nome já diz, saloon é uma espécie de bar típico do Velho Oeste norte-americano. Os saloons serviam clientes típicos daquela época e região, como comerciantes de pele, cowboys, soldados, garimpeiros, mineiros e jogadores. 

Já o Saloon Western Bar, além de ter duas mesas de bilhar – sinuca, suas especialidades são os lanches, petiscos, drinks e cervejas.

Uma das especialidades é a tábua de picados, composta por anéis de cebola, polenta frita, batata frita, iscas de gado, iscas de frango, calabresa, peixe, presunto, queijo, azeitona, ovos de codorna e pepino. Acompanha molho.

  • O Saloon Western Bar está localizado na Avenida Santa Cruz. 

Cinco Curiosidades do Velho Oeste:

  1. O uísque vendido nos saloons era uma mistura que combinava açúcar queimado, álcool e tabaco, tendo um gosto extremamente forte.
  2. Um dos primeiros Estados dos EUA que vem à cabeça quando falamos de Velho Oeste, é o Texas. As Comidas Texanas são basicamente: tacos, com ovo, batata, queijo, feijão, cebola; de salada: cebola, tomate, milho e feijão branco; o tradicional churrasco texano; para sobremesa: uma torta de nozes pecã.
  3.  O Velho Oeste ficou conhecido também pelas brigas. O revólver de seis tiros era a arma preferida de pistoleiros como Wild Bill Hickock e por isso se tornou um dos símbolos do Velho Oeste.
  4. O oeste americano teve um pico de violência quando os colonos passaram a forçar os nativos americanos a saírem de suas terras. Isso levou a um colapso na lei e na ordem, dando origem à uma luta diária pela sobrevivência que fez do oeste um lugar perigoso para se viver.
  5. De acordo com uma superstição do Velho Oeste, as ferraduras afugentavam os maus espíritos quando eram pregadas sobre uma porta ou sobre um mastro de vela em um navio.

Sete cidades do Velho Oeste para conhecer: Albuquerque e região – Novo México | Chicago – Illinois | Clinton - Oklahoma | Flagstaff – Arizona | Saint Louis – Missouri | San Diego – Califórnia | Calico – Nevada.