Explosão de Doçuras

Explosão de Doçuras
Churros
Churros
Oreo
Oreo
Paçoca
Paçoca
Ovo de travessa
Ovo de travessa

Os ovos de Páscoa são milenares, antes mesmo do próprio cristianismo, já há indícios de que eles estavam presentes. Os ovos podem ter várias formas, tamanhos, pesos e tipos.
O início de tudo se deu por meio das casquinhas, aquelas pintadas e claro, com muito cri cri dentro. Pela história, eles vêm de uma tradição relacionada anos depois ao cristianismo. Ou seja, eles são pintados com gravuras ou com várias cores, para simbolizar a ressurreição de Cristo.

Depois o chocolate veio para ficar. Uma das mais novas invenções foram os ovos de colher. Para a sobremesa de domingo também há o ovo de travessa, ou seja, os doces dominaram o domingo de Páscoa.

No caderno especial de Páscoa da última sexta-feira, 12, há receitas para as casquinhas e um ovo de colher. Aqui há os mais diversos tipos de recheios, além do ovo de travessa.

OVO DE COLHER - Recheios

  • Amarula: Ele pode ser usado no recheio de tortas ou servido em copinhos. Fica mole, do tipo que não dá pra enrolar, devido à adição da Amarula. Receita: Em uma panela, coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga e ½ barra de chocolate meio amargo.Leve ao fogo e cozinhe até dar ponto de brigadeiro (soltando do fundo da panela); desligue o fogo e acrescente 1 caixa de creme de leite, misture bem e reserve na geladeira até esfriar. Após isso, acrescente 8 colheres (sopa) de Amarula e mexa bem. Coloque novamente na geladeira por 30 minutos.
  • Churros: Em uma panela, leve 1 lata leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e uma colher (sopa) bem cheia de doce de leite ao fogo baixo mexendo sempre até desgrudar da panela (ponto de brigadeiro), coloque ½ colher (chá) de canela em pó.
  • Leite Ninho: Em uma panela coloque 1 lata de leite condensado, 3 colheres (sopa) de leite em pó, 1 colher (chá) de margarina, 1 pitada de sal (opcional), cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até quando desgrudar da panela. Desligue do fogo e adicione 1 caixinha de creme de leite, misture bem.
  • Nutella: Em uma panela coloque 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de Nutella, 1 colher (chá) de margarina, 1 pitada de sal (opcional), cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até quando desgrudar da panela. Desligue do fogo e adicione 1 caixinha de creme de leite, misture bem.
  • Oreo: Derreta 1 barra de chocolate ao leite, acrescente 1 caixinha de creme de leite, quebre 6 biscoitos de Oreo e misture tudo. Se não quiser as bolachinhas quebradas, pode usar para enfeitar.
  • Paçoca: Em uma panela adicione 1 lata de leite condensado, 1 colher (chá) de manteiga sem sal e 1/3 xícara (chá) de amendoim torrado e triturado, misture até ficar em ponto de brigadeiro. Adicione ½ caixinha de creme de leite e adicione 2 paçocas esfarelada e misture novamente.
  • Ovomaltine: Em uma panela misture 1 lata de leite condensado, com 2 fileiras de chocolate amargo e leve ao fogo médio, mexendo sempre até que forme um creme bem grosso e que comece a desgrudar do fundo da panela. Misture 100 ml de creme de leite e 2 colheres de sopa bem cheias de ovomaltine.
  • Beijinho: Em uma panela coloque 1 lata de leite condensado, 1 pacote de 100g de côco ralado, 1 colher (sopa) de margarina, misture bem e leve ao fogo (sempre baixo), mexa sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela.

Para os que não gostam de mexer no fogo:

  • Mousse de Morango: Dissolva 1 caixinha de gelatina de morango e depois misture com 1 lata de leite condensado;
  • Mousse de Limão/Maracujá: Misture 1 caixinha de leite condensado, 2/3 xícara (chá) de suco de limão ou maracujá, raspas da casca de 1 limão ou maracujá e 2 colheres (sopa) de creme de leite.

Ovo de Travessa

Ela é uma ótima opção de sobremesa para a Páscoa, ela apenas deve ter atenção especial, assim como a data.

  • Receita: Em uma panela, coloque 3 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de amido de milho-, dissolvida em 2 xícaras (chá) de leite, 6 gemas e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Desligue e acrescente ½ colher (sopa) de essência de baunilha. Espere esfriar e misture 400 g de creme de leite, separe 1/3 da mistura e reserve. No creme restante, misture 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado.
  • Em um refratário médio, coloque metade do creme de chocolate no fundo. Leve ao congelador por 15 minutos retire e cubra com o creme branco. Distribua ½ xícara de chá de amendoim picado, coloque por mais 10 minutos ao congelador. Para finalizar cubra com o creme de chocolate restante. Coloque raspas de chocolate branco e ao leite. E por fim, leve à geladeira por duas horas antes de servir.