O valor do tempo na era digital

É inegável que a tecnologia tem tornado o dia a dia mais eficiente, facilitando a vida nas empresas e do cidadão. Seu uso traz consigo o desafio da capacitação, mas como é uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade, este conhecimento precisa acontecer.

Por outro lado estes mesmos equipamentos tornam esta informação acessível, o que auxilia no aprendizado e na aplicação das ferramentas disponíveis para atender os múltiplos objetivos, desde o armazenamento remoto de sistemas até aplicativos de interatividade social. Os processos de incorporação devem aliar o tipo de programa e também o treinamento adequado para lidar com as novas tecnologias.

Exemplo disso é a comunicação, estratégia mais utilizada por empresas, permitindo a integração de colaboradores para a execução das metas estabelecidas. Isso agiliza na organização do tempo, auxiliando o grupo. Por meio de softwares é possível integrar equipes e se conectar com pessoas de diversos departamentos ou filiais sem gastar milhares de reais com telefone. As videoconferências são outra possibilidade de aproximação, tornando o diálogo mais vivo e aprimorado.

Ferramentas específicas para o gerenciamento dos negócios atendem os projetos em todas as etapas, desde a criação de um planejamento até a entrega do produto, ou serviço, aos consumidores.

Todo gestor inteligente busca soluções para melhorar a sua atuação e facilitar o controle das atividades dos colaboradores. Com um bom sistema de gestão é possível monitorar a produtividade de toda a equipe sem perder tempo indo de mesa em mesa para saber como vai o andamento do trabalho.

Já a elaboração de textos na era digital se tornou ainda mais importante, visto o aumento do volume de mensagens e documentos que são trocados. Por isso, para a otimização dos processos cotidianos, torna-se indispensável o uso de uma ferramenta de edição de textos em que informações possam ser compartilhadas, permitindo que várias pessoas visualizem ou editem o conteúdo, podendo o administrador escolher entre as opções disponíveis e de acordo com a atribuição de cada indivíduo.

Hoje em dia os profissionais buscam soluções das quais não precisam ficar restritos aos escritórios para realizar o seu trabalho ou buscar novas oportunidades. Muitas empresas estão, inclusive, investindo na modalidade de trabalho home office como estratégia para redução de custos. Todo sistema em nuvem, que pode ser acessado por meio de smartphones e tablets, permite que os líderes acessem estas informações.

Uma das maiores vantagens da tecnologia é a sua capacidade de otimizar e agilizar a execução de tarefas. Quanto mais pessoas capacitadas compartilharem a mesma tarefa, maior será o conhecimento aplicado sobre ela.

Outra é o seu estímulo à inovação. Inserir softwares eficientes, ferramentas de comunicação e soluções eletrônicas em um ambiente de trabalho é uma forma de melhorá-lo e incentiva o colaborador a também melhorar.

Quanto ao treinamento e capacitação, a tecnologia é uma grande aliada, permitindo que se comece a entender melhor as suas atividades e a dominar todo o potencial do equipamento.

Isto qualifica o trabalho dos líderes, que não precisam mais dar instruções a todo o momento e atuar no reparo de erros, criando assim, equipes mais produtivas e preparadas para lidar com os desafios.

Mas é preciso atenção: se os aparatos tecnológicos não forem capazes de facilitar o dia a dia dos profissionais, dificilmente trarão soluções e, sim, mais problemas para a produtividade e no alcance dos resultados que você espera para a sua empresa.