Empreendedorismo Verde

Empreendedorismo Verde

Empreendedores buscam inserir cada vez mais inovação e sustentabilidade em seus conceitos de negócio buscando diferenciação e competitividade. Os chamados “negócios verdes” são bons exemplos para provar que é possível ganhar dinheiro de forma sustentável, cuidando do meio ambiente.

Todos sabemos que o planeta está em constante mudança. Porém nas últimas décadas a nossa relação com os recursos naturais passaram a se tornar uma fonte de preocupação.

Diante disso o empreendedorismo está se consolidando com uma visão mais globalizada, levando em conta não apenas a parte financeira como premissa, mas também questões de caráter social e ambiental, deixando um pouco de lado o famoso “empreendedorismo egoísta” que preocupa-se apenas com os lucros e se posicionando também diante de um papel mais responsável com relação à preservação do meio ambiente.

Mas ainda há algumas barreiras a serem superadas pelo caminho. Nesse sentido o empreendedorismo verde precisa levar em consideração um bom desenvolvimento, garantir o mínimo de impacto ambiental positivo e fomentar melhorias sociais.

Logicamente existe uma série de questões para poder chegar a esse patamar de “mundo ideal” e para que tais práticas possam se tornar realidade é preciso que haja uma forte profissionalização, grandes esforços em busca de conhecimento e pesquisas que interajam com essa visão de empreendedorismo.

O empreendedorismo verde não é somente uma nova alternativa, ou até mesmo uma nova onda. É sim uma necessidade na nossa vida atual e por isso vem tendo destaque no mundo empresarial, seja com iniciativas básicas como a manutenção ideal de recursos naturais, descarte consciente, reciclagem de resíduos, utilização de tecnologias que possibilitam o uso e reuso de matérias primas, entre outras tantas.

Por fim, de nada adianta falarmos somente da parte sustentável do negócio, temos que engajar as pessoas que o executam, a mão de obra envolvida, os recursos e o consumidor, para deixar de ser teoria e se transformar em realidade. Nosso planeta agradece.

Para assistir o programa desta quinta, 04 de abril de 2019, clique AQUI, ou acesse o nosso Podcast.