Um resumo do 1ºturno

# No plano pessoal, Elvino Bohn Gass foi o grande vencedor das eleições de domingo passado. Se reelegeu à Câmara Federal e ampliou sua votação com relação ao pleito de 2014.

# Osmar Terra pagou caro pela vinculação com o Governo Temer, do qual foi ministro do Desenvolvimento Social. Também se reelegeu, mas com 35 mil votos a menos do que garantiu em 2014.

# Santa Rosa e a região mantêm forte representatividade no Congresso Nacional com Bohn Gass, Terra, Jerônimo Goergen (PP) e Giovani Cherini (PR).

# Foi o próprio Dr. Benedetti quem projetou uma votação próxima ou superior a 100 mil votos. Fez pouco mais de 15 mil votos, bem abaixo do que esperava. Mas, concorreu e fez 15 mil votos, o que vale elogios.

# Miro Jesse acreditou em sua eleição, porque o PPS lançou vários candidatos a federal e esperava fazer uma cadeira com o mais votado. Fez 5,4 mil em Santa Rosa, o que foi pouco para decolar bem daqui e chegou a pouco mais de 11 mil no total. Também merece elogios por ter concorrido.

# Jeferson Fernandes foi o grande vencedor na região na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Se reelegeu com 49.809 votos, praticamente a mesma votação de 2014 (50.437 votos).

# Com domicílio eleitoral em Santa Rosa, Aloísio Classmann, mesmo com votação bem inferior a de 2014 (52,7 mil votos), também se reelegeu com 37.920 votos.

# Nosso reconhecimento e elogios aos santa-rosenses Sérgio Colla (PSDB), Marcos Volnei, o Marcão (PRB), Leonardo Vicini (PSC) e Beto Almeida (PR). É claro que todos queriam se eleger, mas fizeram parte do processo democrático oferecendo seus nomes como opções.

# Any Ortiz (PPS) foi a sexta mais votada em Santa Rosa, com 2.032 votos. É a votação de Miro Jesse, seu principal cabo eleitoral.

# Na Assembleia Estadual, Santa Rosa e a região mantêm igualmente forte representatividade com Jeferson, Classmann, Any Ortiz, Ernani Polo e Zilá Breitenbach.

# A segunda-feira pós-pleito amanheceu e transcorreu em clima de absoluta normalidade. Nem parecia ser uma cidade que nas últimas semanas foi antecedida por fortes ataques pessoais entre militantes das mais variadas candidaturas, especialmente as presidenciais.

# E assim será no dia 29, após a votação do 2º turno. Cada um tem sua vida para tocar.

# Creio que nem os petistas acreditavam em uma vitória de Haddad em Santa Rosa. E será que os mais otimistas dos bolsonaristas previam uma vitória tão estrondosa de 27,4 mil votos de Jair Bolsonaro?

# Bolsonaro moeu seus adversários. Sua vitória contra Haddad, com quem disputará o 2º turno no dia 28 de outubro, foi de quase três votos por um (mais precisamente 2,83 votos por um).

# Bolsonaro garantiu 60,65% dos votos válidos em Santa Rosa, ou seja, fez mais que todos os candidatos à presidência somados obtiveram e com folga.

# Eleição para o Piratini em Santa Rosa não apresentou nenhuma surpresa com relação ao quadro estadual. Eduardo Leite venceu José Ivo Sartori com uma diferença de 4,05%.

# Na disputa para o Senado, Luiz Carlos Heinze também surpreendeu positivamente em Santa Rosa, chegando em primeiro com mais de 22 mil votos. A surpresa ficou por conta de Betto Albuquerque (PSB), o segundo mais votado, à frente de Paulo Paím, aliás, o PT, aqui, não chegou em primeiro em nenhum dos pleitos majoritários.

# Jeferson Fernandes, o mais votado para estadual, foi o melhor desempenho pessoal do PT em Santa Rosa.

# Jair Bolsonaro foi quem mais fez votos em Santa Rosa: 27.452.

Chegou a hora

# Domingo definiremos o futuro do país, do Rio Grande do Sul e da macrorregião.

# Vejam que poder concentrado nós temos. Contanto que façamos uso da prerrogativa do voto.

# Respeito quem votará em branco ou anulará o voto. Mas, saibam, que para efeitos de indicação dos vencedores das eleições de domingo, não terá efeito algum tal medida.

# Nulos e brancos não valem nada para definir candidatos vencedores. Os eleitos conquistam seus postos a partir da contagem dos votos válidos.

# Nunca é demais repetir: fiquem atentos às notícias falsas sobre eleições. Denúncias de última hora pode não dar tempo para a vítima (candidato) se defender. Porém, com uma simples pesquisa, dá tempo para o eleitor conferir a veracidade.

# Acentuamos a maciça presença de mulheres no comando da Justiça Eleitoral.  A 42ª Eleitoral é presidida pela Dra. Vanessa Lima Medeiros Trevisol. A Promotoria Eleitoral está a cargo de Cristiane Mello de Bona. A chefia do Cartório Eleitoral é de Carolina Wathier.

# Domingo de eleição e de ouvir as rádios Noroeste e Guaíra na cobertura do pleito. Pegaremos pesado a partir das 16h30min.

# Os chamados “nossos candidatos”, aqueles mais identificados com Santa Rosa e região, geram uma grande expectativa sobre o rendimento de cada um nas urnas. Tal expectativa, inclusive posicionando todos eles no cenário estadual, é o grande mote da cobertura de domingo.

# Está chegando 16 de outubro e a FEMA está com o último lote de ingressos para a mega palestra de Augusto Cury. Te agilize.

# Nei Rotta pretende manter a prioridade de seu antecessor Alcídio Severo na SER Concórdia, a de aumentar o número de associados.

# SER Cisne abre a temporada de verão no dia 15 de novembro, uma quinta-feira e no domingo, 18, promove o tradicional Costelão. Presidente Ademir Squinzani prevê mil sócios na temporada.

# Anderson Mantei teria assegurado, em reunião com trabalhadores do Hospital Dom Bosco, que será o Hospital Vida & Saúde quem assumirá os destinos do hospital.

# Não vá até sua sessão de votação no domingo sem a colinha pronta. Mesmo estando à disposição do eleitor uma listagem das candidaturas, fazer uso dela é alongar o tempo. Leve a colinha pronta de casa.

# Na página 10 desta edição tem uma colinha pronta. Basta você preencher com os números de teus candidatos.

# Feliz domingo para todos nós, que iremos alicerçar nossa democracia exercendo a prerrogativa do voto.

E o envolvimento da Câmara de Vereadores no debate?

# Que pena. Terminou ontem a Semana Farroupilha. Que tempo bom que mexe com a gente!
# Chama a atenção a forma carinhosa e afetiva com que patrões e tradicionalistas conduzem seus CTGs e Piquetes. E mais: com os mesmos sentimentos recepcionam os convidados.
# Floresce aos poucos, mas floresce cada vez mais a semente de uma integração de CTGs e Piquetes no Parque de Exposições talvez já em 2019.
# Nem precisa ser uma espécie de Acampamento Farroupilha. Basta ser um Final de Semana Farroupilha, de sexta a domingo, permitindo que o público admirador do tradicionalismo conviva com toda a beleza e respeito do movimento.
# E a chuva, finalmente cedeu para que o Desfile Farroupilha acontecesse ontem. E isso que a manhã começou com um chuvisco.
# Até parece que São Pedro não gostou da homenagem de Província de São Pedro prestada pelos farroupilhas.
# Sergio Mallmann viveu com intensa emoção o cargo de Patrono da Semana Farroupilha.
# Debate instalado: Reforma de Plano de Cargos e Salários na Prefeitura.
# Primeiras argumentações são oriundas do Poder Executivo, que é de onde parte a preocupação de que no futuro não haverá será possível um equilíbrio na relação receita-despesa com pessoas.
# Na sequência, naturalmente virá o contraponto da liderança sindical dos servidores.
# E o envolvimento da Câmara de Vereadores no debate.
# O prefeito Alcides Vicini deixou claro que vai encarar a reforma, independente de um eventual desgaste com a classe do funcionalismo.
# O ex-prefeito Orlando Desconsi perdeu, em última instância, aquele caso da contratação da Bernardo Vidal Advogados. O Conselho de Administração de Recursos Fiscais da Receita Federal considerou ilegal a operação. E pede que o ex-prefeito devolva aos cofres públicos cerca de R$ 3 milhões.
# Justiça apreendeu ontem propaganda impressa irregular do PT, que ainda mantinha Lula 13 como candidato à presidência.
# Morreu Nair Padoin Bendetti, 80 anos, mãe de Carlos Alberto Benedetti, que está em campanha à deputação federal. O corpo de Dona Nair foi sepultado segunda-feira, 17, em Rocinha, interior de Três de Maio. Ela morreu na mesa de cirurgia, em Porto Alegre, quando submetia-se a uma cirurgia cardiovascular.
# Alberto Benedetti, o pai, ficou viúvo aos 84 anos.

 

1/91Página seguinte →273 registros