• sábado, 22 de setembro de 2018 09:48

    E o envolvimento da Câmara de Vereadores no debate?

    # Que pena. Terminou ontem a Semana Farroupilha. Que tempo bom que mexe com a gente!
    # Chama a atenção a forma carinhosa e afetiva com que patrões e tradicionalistas conduzem seus CTGs e Piquetes. E mais: com os mesmos sentimentos recepcionam os convidados.
    # Floresce aos poucos, mas floresce cada vez mais a semente de uma integração de CTGs e Piquetes no Parque de Exposições talvez já em 2019.
    # Nem precisa ser uma espécie de Acampamento Farroupilha. Basta ser um Final de Semana Farroupilha, de sexta a domingo, permitindo que o público admirador do tradicionalismo conviva com toda a beleza e respeito do movimento.
    # E a chuva, finalmente cedeu para que o Desfile Farroupilha acontecesse ontem. E isso que a manhã começou com um chuvisco.
    # Até parece que São Pedro não gostou da homenagem de Província de São Pedro prestada pelos farroupilhas.
    # Sergio Mallmann viveu com intensa emoção o cargo de Patrono da Semana Farroupilha.
    # Debate instalado: Reforma de Plano de Cargos e Salários na Prefeitura.
    # Primeiras argumentações são oriundas do Poder Executivo, que é de onde parte a preocupação de que no futuro não haverá será possível um equilíbrio na relação receita-despesa com pessoas.
    # Na sequência, naturalmente virá o contraponto da liderança sindical dos servidores.
    # E o envolvimento da Câmara de Vereadores no debate.
    # O prefeito Alcides Vicini deixou claro que vai encarar a reforma, independente de um eventual desgaste com a classe do funcionalismo.
    # O ex-prefeito Orlando Desconsi perdeu, em última instância, aquele caso da contratação da Bernardo Vidal Advogados. O Conselho de Administração de Recursos Fiscais da Receita Federal considerou ilegal a operação. E pede que o ex-prefeito devolva aos cofres públicos cerca de R$ 3 milhões.
    # Justiça apreendeu ontem propaganda impressa irregular do PT, que ainda mantinha Lula 13 como candidato à presidência.
    # Morreu Nair Padoin Bendetti, 80 anos, mãe de Carlos Alberto Benedetti, que está em campanha à deputação federal. O corpo de Dona Nair foi sepultado segunda-feira, 17, em Rocinha, interior de Três de Maio. Ela morreu na mesa de cirurgia, em Porto Alegre, quando submetia-se a uma cirurgia cardiovascular.
    # Alberto Benedetti, o pai, ficou viúvo aos 84 anos.

     

  • sábado, 25 de agosto de 2018 09:37

    Os pontos serão estratégicos

    # O presidente da Câmara Renato Schaefer garantiu: “Continuamos fazendo oposição”. Então tá, se ele diz.

    # Tudo se deu após questionamentos da vereadora Sonia Conti, quando os parlamentares rejeitaram proposta de audiência pública para debater a instalação de câmeras nas escolas.

    # Sem querer sair em defesa de Sonia, mas “A voz do cidadão” não quis ouvir a voz do povo. Troquem de slogan de forma urgente. Audiência pública é para ouvir o que a comunidade pensa, mesmo que só meia dúzia participe.

    # Notaram que a campanha eleitoral está calma? Tem tudo para esquentar na próxima semana com o início da propaganda no rádio e na tv.

    # Sem querer “puxar o saco” do vereador Cláudio Schmidt, mas foi ele quem denunciou no Ministério Público a falsificação de documentos para pessoas assumirem cargo de confiança no Governo Vicini/Benvegnú. Dito e feito, Justiça condenou os denunciados.

    # Mais um ponto para o promotor Janor Duarte. Ele ganhou mais uma ação. Causas diferentes, mas o governo municipal deu trabalho para o Ministério Público Estadual. Foi a Limpa Fossa, documentos falsos...

    # Janor ainda está com o inquérito da partilha de salários. Já ouviu vários, e está concluindo a possível acusação. Juro que daria uma unha para ter acesso aos laudos do promotor.

    # Um passarinho comentou por aí, de que existe uma investigação, em muito sigilo, de Ministério Público contra um vereador. Segundo o cantar, é coisa cabeluda, que não deixou marcas onde deveria. Pintura despintada.

    # O vereador Aldair Melchior, denunciado pelo Ministério Público por fraude em licitação falou. Ele usou a tribuna do Legislativo para se defender. Em resumo: ele se diz inocente.

    # Já está em Santa Rosa o cara o advogado Luis Gustavo Schmitz o liquidante da Abosco.

    # Luis Gustavo Schmitz cumpriu agenda na Fundação Municipal da Saúde( leia-se com Anderson Mantei) e no Ministério Público Estadual com o promotor Marcelo Squarça.

    # O liquidante começa o trabalho hoje, e tem prazo final de um ano.

    # Para entender melhor: As dividas do Dom Bosco serão conhecidas, depois será feito levantamento de créditos e serviços. Na sequência serão procurados interessados, e depois vendida a estrutura.

    # Com o dinheiro na mão, primeiro será pago os colaboradores e depois os fornecedores. E um novo começo para o hospital.

    # Ouvi várias reclamações sobre a rótula da prefeitura. O santa-rosense encontra dificuldade em se acostumar com os ajustes do trânsito. Assim foi nas sinaleiras, assim é em todo o lugar. Com o tempo todos se acostumam e continuamos com um trânsito normal.

    # Teremos sete parquímetros no estacionamento pago. Os pontos serão estratégicos.

    # Santa Rosa passa a contar com a Justiça Restaurativa. Um grande pago na busca pela paz da sociedade. Pequenos conflitos serão resolvidos com nesse programa.

    # Tu viu Porto Mauá: Investiu na compra de tablets para modernizar a educação. É isso aí, Educação garante um futuro melhor para nosso país.

  • sexta-feira, 17 de agosto de 2018 09:02

    O tempo, em breve, nos dará um hospital consistente

    # Debate entre os candidatos ao Palácio Piratini, transmitido ontem pela Rádio Noroeste, teve muito mais profundidade do que o debate entre os presidenciáveis.

    # Nossos postulantes ao cargo de governador não são superficiais.

    # Entrou água no suposto rígido bloco das bancadas de oposição na Câmara. Pedido de audiência para debater instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais foi derrubado com votos de Aldemir Ulrich, Cláudio Schmidt e Osório Antunes. A proposta partiu de Sônia Conti.

    # Sônia acusou Vicini de ter se metido no assunto.

    # Vicini rechaçou a acusação, dizendo que nem sabia que tal indicação estava sendo discutida na Câmara. E mais: mostrou-se favorável à proposta de Sônia.

    # Então, o relacionamento do bloco oposicionista precisa ser revisto com urgência.

    # O câncer de próstata nos tirou uma jovem e vibrante liderança política da região. Carlos Rohr, prefeito de Nova Candelária, morreu quarta-feira aos 60 anos.

    # Estamos em paz com Marco de Wallau, assessor do deputado Elvino Bohn Gass.

    # Denúncia do Ministério Público Federal contra o vereador Aldair Melchior confirma uma especulação que corria à boca pequena.

    # Melchior fez dois pedidos de vistas na Câmara, contrariando interesses de seu partido, o PP, e do Governo Vicini, num nítido comportamento de rota de colisão.

    # Porém, Melchior demonstra tranquilidade quanto a sua inocência. E diz que provará na instância judicial, caso a denúncia seja aceita.

    # Mais uma grande Feira do Livro. Nossos cumprimentos aos organizadores. Duas sugestões precisam emplacar na edição do ano que vem. Uma é de Amilcar Luconi, de que a feira se estenda pelo sábado e domingo. Outra é do Luis Artur Hoffman, o Tui, a de que a feira fuja do frio e das chuvas de agosto.

    # ABOSCO se dissolveu. E agora? Agora finalmente temos perspectivas positivas para termos dois hospitais funcionando plenamente em Santa Rosa.

    # Nenhum funcionário do Hospital Dom Bosco tem hoje segurança de que receberá seu salário em dia.

    # Pois dentro de seis meses o liquidante chamará um por um e pagará a parte proporcional com dinheiro do leilão do prédio e equipamentos.

    # E com a perspectiva de continuar funcionando sob a tutela locatária da Fundação Municipal de Saúde, os salários serão pagos em dia a partir do momento que o liquidante oficializar tal proposta à Fundação.

    # É compreensível que na dissolução da ABOSCO misturem-se sentimentos. Tem muita gente que deu o sangue pela instituição e se dedicou bastante.

    # Mas o histórico prova que a saída única era a judicial. O tempo, em breve, nos dará um hospital consistente.

  • sexta-feira, 3 de agosto de 2018 15:42

    Poderemos ter surpresas em Santa Rosa

    # Prefeitura de Tuparendi implementa ações para reduzir gastos com folha de pagamento do funcionalismo. Atualmente a folha consome 44,73% da arrecadação, o que já é um bom índice se comparado com outras prefeituras da macrorregião.

    # Prefeitura de Santa Rosa pagou a folha de julho no dia 31 de julho, terça-feira.

    # Não por isso, mas parece que os ânimos entre Executivo e sindicato da classe dos servidores andam mais calmos.

    # Que momento vive o Hospital Vida & Saúde, com exceção dos atrasos dos recursos do estado não repassados à Fundação Municipal de Saúde.

    # O paciente e o acompanhante só sentirão o que é a Acreditação Hospitalar no Nível 02 na prática. São tantas ações e protocolos voltados ao paciente, que se torna longo demais uma explicação mais detalhada.

    # Numa época em que finalmente nós entendemos que muitas doenças são passadas pelo contato físico, algumas exigências impostas no Vida & Saúde quase soam como antipáticas se não forem bem compreendidas.

    # Por exemplo: é proibido tomar mate nos quartos, levar flores para pacientes e comer lanches. O hospital desestimula visitas a pacientes. São protocolos que visam a Segurança do Paciente, que fundamenta o Nível 1.

    # Domingo, dia 05, termina com todas as candidaturas, de todos os níveis, homologadas. Poderemos ter surpresas em Santa Rosa até lá. Aguardem.

    # Entre os defeitos que Alcides Vicini tem, não consta o da falta de reconhecimento. Ele inaugurou nesta semana o novo prédio da Escola Municipal Professor Francisco Xavier Giordani e convidou o ex-prefeito Orlando Desconsi para o ato.

    # Reconheceu que foi o Governo Orlando que viabilizou o projeto e os recursos da nova escola. Isso é bom para a maturidade política de Santa Rosa.

    # Se as eleições fossem hoje, em que quem você votaria? Se questione a partir de agora, para formar opinião e direcionamento de voto. Não integre a corrente do voto nulo ou branco.

    # E a ponte internacional sai ou não sai? Existem perguntas sem respostas, mas nunca estivemos tão próximos do sonho de execução da obra.

    # Se não for agora, estamos vacinados de sonhar com a ponte. Continuaremos sonhando, então.

    # Conselho Fiscal da ABOSCO marcou Assembleia Extraordinária para o dia 13 de agosto, uma segunda-feira. No edital consta: “com a finalidade urgente de deliberar, em caráter definitivo, os rumos da associação, podendo, inclusive, definir a dissolução da Associação Beneficente Dom Bosco - ABOSCO - (JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL)”. A caixa alta nas palavras entre parênteses está grifada no edital de convocação.