• segunda-feira, 23 de outubro de 2017 07:19

    Terão que engoli-lo

    # Miro Jesse foi absolvido pelo TRE. Foi mais de um ano de batalha jurídica e de desgaste emocional.

    # Para quem admira Miro Jesse fique à vontade para festejar a decisão. Já os que não vão com a cútis do Miro, terão que engoli-lo.

    # Nosso Hortigranjeiros soa como uma espécie de símbolo religioso. Está encravado na nossa alma. É impressionante o carinho dispensado pelo público para com o evento.

    # E a cada ano que passa compreendemos melhor o que visualizava Alcides Vicini com nossos grandes eventos, intercalando-os a cada dois anos.

    # Cada evento, assim como já existia anteriormente com a Fenasoja, chega com muito mais expectativa junto ao público. Além do tempo suficiente para organizar cada um, sem sacrificar o voluntariado.

    # O mundo está cada vez mais belicoso. Investir em armamentos não é um luxo do Brasil. Por isso que a visita do ministro Raul Jungmann, da Defesa, hoje à cidade, cria um clima positivo.

    # Se o nosso pólo metalmecânico fabrica peças e componentes de colheitadeiras de precisão, não estaria apto a fazer o mesmo para um carro de combate do Exército?

    # Simples e competente. A definição de Nelson Della Valle, presidente do 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros.

    # E a ponte internacional virou bate-boca de novo? Os de Porto Xavier têm o grande trunfo de que há dinheiro previsto em emenda impositiva da bancada gaúcha. Os de Porto Mauá asseguram que o estudo técnico indica para lá a melhor localização para o empreendimento.

    # O Hortigranjeiros, a exemplo da Fenasoja, também é um laboratório de lideranças, frase cunhada pelo professor Anacleto Luiz Giovelli. Uma prova disso é presidência do 33º a cargo do jovem Aldir Mallmann.

    # Terra e Vicini poderiam retomar com Raul Jungmann a transferência da Vila Militar para outro ponto da cidade, permitindo a ampliação do centro comercial de Santa Rosa.

    # Nosso centro é um amontoado em meia dúzia de ruas e por isso com aluguéis que fogem à realidade da região.

    # Não esqueça. Hoje, às quatro da tarde, tem Caminhada Contra o Câncer de Mama.

    # Só mulher na festa de quarta-feira que vem, dia 25, na Tao. Será a Noite do Rosa. Se não tem ingresso corra: Conexão da Beleza, Patinhas de Luxo, You e Sabor aos Pedaços.

    # CONECTA 2017, mais um gol de placa da Agência de Desenvolvimento, presidida por Artur Lorentz e que mantém um estilo de secretário municipal.

    # Absolvição de Miro aumenta expectativa dos acusados no caso ‘Limpa Fossa’.

    # Neste final de semana vamos descansar? Chega de festa!

  • sexta-feira, 13 de outubro de 2017 08:57

    Vicini aprendeu?

    # Miro Jesse respirou aliviado nesta semana. Um desembargador pediu vista ao recurso contra sua cassação no TRE.

    # A instância superior não esperou nem o prazo de até 10 dias para reler o processo e marcar o julgamento. Já está marcado, será na terça-feira, 17, às 17h30min.

    # Enquanto isso a Ação do ‘Limpa Fossa’ está na fase de conclusão no TRE. Assim que os advogados pararem de entrar com “pedidos de vista” a justiça poderá julgar. Tá um “rala/enrola” jurídico a questão.

    # Já na instância local, o trabalho está mais na conclusão das prestações de contas dos partidos. Tem Ps juntando dinheiro para pagar as multas. Só falta a Advocacia Geral da União executar.

    # Na Justiça Trabalhista um grande anúncio: Está confirmada a obra da nova unidade. Um trabalho dedicado da juíza Raquel Nenê, que teve grande apoio do juiz Cláudio Ost (in memorian).

    # Sugiro que o prédio leve o nome de Cláudio Ost, em respeito ao trabalho realizado na unidade.

    # Quem gosta de música boa não pode perder o lançamento do documentário do Grupo Americanto. Será neste sábado, às 20h, no SESC.

    # E na mesa do Ministério Público Estadual (leia-se Janor Duarte) estão futuras ações das tirinhas de exame de diabetes, ação de uso da máquina pública (no caso máquina mesmo) da Secretaria de Obras.

    # E finalmente está concluso na mesa de Janor Duarte o expediente do Painel Eletrônico.

    # Sobre o painel, temos informações de que Vicini teria comunicado a CPI do Painel que a empresa tem 30 dias para retirar o equipamento. Vicini aprendeu?

    # A CPI, que neste espaço chegamos a defender sua não instalação, só foi instalada pela insistente falta de informações de Vicini aos vereadores de oposição.

    # Concluiu-se, no final, que ele não tinha explicações para dar. O painel foi precedido de parecer técnico nenhum e, pior, não foi licitado.

    # O grande pecado está aí: ceder um espaço público para fins lucrativos da iniciativa privada, sem dar o direito de que todos os interessados eventuais disputassem o local. Isso, na lei, tem nome.

    # Hoje e amanhã tem Oktoberfest no Bairro Central.

    # Hoje, amanhã e domingo de Hortigranjeiros no Parque de Exposições.

    # Em Santa Rosa não tem lugar para a tristeza.

    # E não nos esqueçamos: terça-feira da próxima semana, dia 17, tem o 2º Conecta.

     

  • sábado, 7 de outubro de 2017 09:46

    O novo secretário do Planejamento já está definido

    # E dê-lhe chope de hoje até domingo, com muita paz, sonrisal, olina e chá de boldo.

    # E tem café colonial. E colonial, mesmo.

    # Aqui não tem tristeza. E na quarta-feira da semana que vem começa o 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, com um amplo leque para negócios.

    # Sesi Show, Parceiros Voluntários e Orquestra Jovem Santa Rosa encheram-nos de orgulho nesta semana. Três entidades locais recebendo prêmios de reconhecimento estadual. Repetindo: são três entidades de Santa Rosa recebendo prêmios estaduais por merecimento.

    # Prefeito Vicini tocou-nos profundamente pelo véu da humildade, ao vir a público pedir desculpas à comunidade por ter declarado que possuía dois pareceres que davam legalidade ao famoso painel da Rótula do Taffarel.

    # E disse mais: que um assessor próximo dele foi quem cometera a asneira de garantir-lhe que os tais pareceres existiam.

    # Vicini voltou de Brasília e de Porto Alegre e não aconteceu nada. Nem precisa rolar cabeça, mas pelo menos diga quem o induziu a mentir publicamente.

    # Quanto devemos para pessoas como Vilson Kunzler e Alessandro Munawek?

    # Vereadores da oposição lembram que Vicini, ao pedir apoio da Câmara à compra do Liminha, garantiu uma EMEI naquele local. E uma EMEI pública, não privada ou terceirizada.

    # TRE julga recurso de Miro Jesse na próxima terça-feira, dia 10. Miro foi condenado na primeira instância. Pode ser absolvido ou ter confirmada a condenação. Em caso de condenação no TRE, perde a cadeira de vereador possivelmente já na segunda-feira seguinte, dia 16.

    # Se Miro eventualmente perder a vaga de vereador, sua cadeira será ocupada pelo suplente Carlos Alberto Nasi.

    # Vicini tem duas secretarias em aberto, sem secretário titular na condução: Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

    # O novo secretário do Planejamento já está definido. É um engenheiro civil conhecidíssimo na cidade e já foi candidato a cargos públicos. O anúncio é só uma questão de dias.

    # Artur Lorentz está entusiasmadíssimo com o Conecta 2017. E com razão, porque o Co-necta 2016 superou todas as expectativas.

  • quinta-feira, 28 de setembro de 2017 18:25

    Então Vicini mentiu?

    # Imagino Aldi Pedro Brandão recebendo Valdir Ribeiro naquele local que cada crença indica. Os dois se abraçam e começam uma conversa.

    # Nem bem o Ribeiro senta para um chimarrão, levanta para abraçar Clóvis Cerutti. Como radialista é rápido na informação, a roda vai crescendo. Chega Heitor Fernandes e pergunta a Ribeiro: “mas, já? Bugre como você, eu só esperava daqui a uns 30 anos”. E o Cerutti vai concordar dizendo: “eu vivia bem, mas foi só eu inventar uma tal de dieta e surgiu um câncer na virilha”.

    # Papo vai, papo vem, chega seu Toni Tobaldini para dar um recado: “A mensalidade de vocês está em dia, inclusive a tua, Ribeiro, que já paguei

    adiantada”.

    # Falta mulher na roda. Aí se aproximam a Carmem La Rocca e Adriana Reichert para abraçar Valdir Ribeiro. De forma uníssona, ambas exigem:

    “Valdir, atualize tudo sobre o que está acontecendo em Santa Rosa”.

    # “E o Toni Tadeu?”, pergunta Ribeiro. Está narrando um jogo que o Heitor deveria narrar, mas alegou problemas de última hora.

    # Entra gritando em alemão o Rubem Guilherme Redmann, o Alemão Milla, descontraindo ainda mais

    o ambiente.

    # E a rodinha é de todos, pouco importando em que emissora trabalharam. Valdir Motta da Costa, Motinha e Irineo Turcati estão juntos no papo.

    # A morte é um acontecimento estranho, de conceito complicado. Nos corredores das rádios Noroeste e Santa Rosa companheiros choram nos cantos, outros escondem os olhos inchados de tanto chorar. Ninguém consegue esconder a perda prematura de Valdir Ribeiro.

    # Depois da partida de Ribeiro, na Rádio Noroeste, pela ordem os quatro mais antigos são Mauri Carlos, Nestor Perotti, Jairo Madril e Zelindo Cancian. São os que mais sofrem ao lembrar dos que já partiram. Afinal, conviveram com todos.

    # Deram um nó em Vicini. Ele assegurou no rádio que tinha parecer favorável do Conselho Municipal de Trânsito e da Procuradoria Geral do

    Município favoráveis à instalação do painel na Rótula do Taffarel.

    # Pedimos cópia dos documentos. Não vieram. Por que? Simples! Os pareceres não existem. Então Vicini mentiu?

    # Vicini assegurou ontem no rádio que teve garantias de um assessor direto que os dois pareceres existiam. Pediu desculpas à comunidade.

    # Então, Vicini não mentiu. O que é pior? Uma mentira ou uma traição dentro da própria trincheira?