Quantos santa-rosenses conhecem a Vila Bom Retiro? Queremos crer que uma pesquisa apontaria um número bastante reduzido. Por lá transitam os que residem, seus parentes e amigos mais chegados e os prestadores de serviços. Se é assim que ocorre com outras vilas da cidade e até determinadas zonas centrais da cidade, porque seria diferente com a Bom Retiro?
Nossa reportagem acompanhou o secretário Gilberto Dell Valle na vistoria das obras de canalização do esgoto pluvial, um projeto que consumirá cerca de R$ 40 mil e aproximadamente 440 metros de tubulação, somando a rede principal com tubos de 90 cm e as ramificações, que contemplam as casas, com tubos de 30 cm e 50 cm.
A Vila Bom Retiro é uma parte de Santa Rosa que decididamente poucos santa-rosenses conhecem. E nem estímulo teriam para conhecer. É uma vila onde o esgoto corre a céu aberto. É um local onde você cheira e pisa em fezes humanas.
Vale a lembrança de que a Vila Bom Retiro está assentada numa área que concentra muita umidade e nasceu de invasões de pessoas que foram levantando tetos para morar. A obra que está sendo concluída pelo atual governo transformará o cenário, pois canalizará o esgoto pluvial e evitará alagamentos que costumeiramente eram provocados por fortes chuvas. E mais: as quatro ruas da vila estão sendo calçadas, num investimento de R$ 100 mil. E o esgoto cloacal fatalmente correrá pela rede principal (pluvial).
O novo cenário, no entanto, causa um questionamento que gera uma resposta alarmante: para onde vai o esgoto cloacal de uma vila onde fossas assépticas não existem por ser o solo muito úmido? Todo o esgoto vai parar no Rio Pessegueiro. Isso gera um debate mais amplo, até porque o Pessegueiro e Pessegueirinho são o destino do esgoto cloacal de milhares de outras residências, localizadas nas mais diversas regiões da cidade.