O trânsito urbano de Santa Rosa matou uma pessoa em 2011, num acidente registrado na Avenida Expedicionário envolvendo uma moto e uma Kombi. No mesmo período foram registrados 819 acidentes, contra os 760 acidentes verificados em 2010, o que significa um crescimento de 7%. Os dados foram apresentados ontem pelo Capitão Valtair Dorneles, comandante da Brigada Militar em Santa Rosa.
Um aspecto positivo é que caíram os números de acidentes de trânsito envolvendo motos, uma das grandes preocupações das autoridades policiais e de saúde. Em 2010 ocorreram 350 acidentes com motos, número que caiu significativamente para 283 em 2011. “Vejam que apesar de ter aumentado em 7% o número de acidentes em 2011, houve uma redução de 19% a participação de motociclistas com relação ao ano anterior”, ressaltou Valtair. Vale a ressalva de que a frota de motos cresce semanalmente na cidade.
Disparadamente a Avenida Expedicionário Weber é a que concentra maior número de acidentes, “por se tratar da via mais movimentada da cidade”. Também são claramente detectados os períodos do dia onde o número de acidentes é de maior incidência: “eles ocorrem mais próximo do meio-dia e início da tarde, mas principalmente no final da tarde a partir das 17h30min, ou seja, nos dois principais horários de pico no trânsito”, destaca Dorneles.
O comandante da BM cita os principais fatores causadores de acidentes em Santa Rosa: falta de atenção, cuidados com a sinalização de rótulas e vias preferenciais. “O motorista local precisa dirigir de uma forma mais defensiva, sempre levando em conta que o outro motorista pode estar na iminência de provocar o acidente”, ensina Valtair Dorneles.
TAMANHO DA FROTA –Atualmente 38 mil veículos (para arredondar) estão emplacados em Santa Rosa.o que dá uma média aproximada de 1,8 carro por habitante. A Brigada Militar calcula que pelo menos 20% dos veículos que circulam na cidade são de outros municípios. “É muito carro, por isso é fundamental que o motorista tome cuidado num trânsito que sabidamente tem dificuldades de fluir”, alerta Valtair. Em 2005 eram 24 mil veículos registrados aqui.
O salto maior ocorreu com motos. Em 2005 Santa Rosa contava com quatro mil motos emplacadas aqui. Em 2011 o número mais do que dobrou, chegando a nove mil. “Fora muitas motos de outros municípios que circulam no nosso trânsito”, concluiu Valtair Dorneles.